Tudo começou com um ataque de tubarão a um surfista, depois outro, e outro. A Ilha Reunião é considerada um dos locais mais belos do mundo e as suas ondas não ficam atrás. A esquerda de St. Leu é considerada uma das melhores do mundo e já foi palco de etapas do circuito europeu e mundial.

Mas como os últimos dois ataques foram espaçados por apenas duas semanas a comunidade de surf local entrou em estado de choque. Entre o primeiro e o segundo ataque o Presidente da Câmara de St. Leu reagiu e autorizou pescadores locais a caçar estes “predadores”, oferecendo inclusivamente um valor especial por quilo como prémio.

Mas, por fazer parte de França, como uma região ultramarina, a Ilha Reunião está sujeita às leis francesas que proíbem a caça em reservas marinhas. Entretanto a comunidade local agiu com uma manifestação, incitando a caça de alguns tubarões para recuperar o equilíbrio da fauna marinha. Por outro lado algumas organizações têm-se oposto à caça na reserva marinha.

Teoricamente os tubarões Touro e Tigre podem ser caçados na Ilha Reunião desde que estejam fora da reserva, mas os pescadores evitam-nos devido às suas toxinas. Mas aparentemente a falta de caça destas espécies tem permitido que eles tenham multiplicado, pondo em risco as vidas de pescadores, surfistas e banhistas locais.

E, mesmo tendo em conta que o segundo ataque recente não foi fatal, o Presidente da Câmara anunciou novamente que vai autorizar uma caça controlada a estes tubarões, estejam ou não na reserva marinha. Um tema que ainda vai dar muito que falar…

Comentários

Os comentários estão fechados.