Este mês chegou a Portugal mais um shaper de renome mundial, Brett Warner! Este shaper australiano veio a Portugal fazer algumas pranchas e foi muito procurado pelos surfistas nacionais. A ONFIRE encontrou-o na fábrica da Polen e aproveitou para ficar a saber um pouco mais sobre ele.

Brett, já tinhas vindo cá antes?
Sim, esta é a minha quinta ou sexta vez! Talvez até já tenha estado cá mais vezes mais vezes do que isso. Vim cá competir em 88, 89, 90 e 94, e depois ainda vim mais umas vezes visitar. Portugal é um dos meus sítios preferidos, há sempre ondas, as pessoas são boas, a comida é muito boa, e um sítio de que gosto muito.

No início do ano fizeste algumas pranchas para o Vasco Ribeiro, como correu esse trabalho?
Foi bom, ele tirou uma série de bons resultados na Austrália com elas, funcionaram bem. Nunca cheguei a conhecê-lo pessoalmente, falei com ele ao telefone e trocámos uns emails através da Quiksilver. Ainda fiz mais umas pranchas antes dele ir embora mas não couberam todas na sua capa de viagem por isso só levou 6.

Muitos surfistas portugueses conhecem as tuas pranchas mas não a pessoa por detrás delas. Podes contar-nos um pouco da tua história?
Basicamente eu quase “nasci” numa fábrica de pranchas pois os meus pais eram donos de uma marca de pranchas nos anos 70. O meu pai tinha o contrato de fibragem das pranchas ALOHA nos anos 80 e 90. Eles patrocinavam surfistas como Damien Hardman, Barton Lynch e Shane Powel, era uma equipa grande! Quando deixei de correr o circuito mundial em 93 ou 94, estava a trabalhar para a Aloha nas lojas e o shaper principal da marca perguntou-me se queria aprender a shapear. Estive uns 6 ou 8 anos a shapear para ele e quando ele e o meu pai acabaram com a sociedade começamos a Warner Surfboards.

Tiveste que adaptar as tuas pranchas às ondas portuguesas?
As ondas portuguesas acabam por ser muito parecidas ao tipo de ondas que os meus clientes surfam na Austrália. Têm uns beach breaks, uns point breaks, como lá, não tive de adaptar. Tenho feito os  tails e noses um pouco mais largos do que faço lá, o rocker é semelhante. O que notei aqui é que os mais novos estão a usar uma polegada ou duas a menos que na Austrália.

O que tens achado dos surfistas portugueses pelo que tens visto?
Tenho visto alguns vídeos deles a surfar e acho que o surf português está “ONFIRE”! Parece-me que vai numa direcção muito boa. Tenho visto os patrocinados aqui da Polen que estão a surfar muito e têm acesso a uma série de shapers de nível internacional, além de um bom shaper residente, e acho que não estão atrás de nenhum outro país!

Para terminar… sabemos que tens feito pranchas para o Chris Davidson, achas que ele volta ao circuito mundial?
Ele quer voltar ao circuito no próximo ano, mas falta-lhe um patrocinador principal. Ele está numa boa fase, acho que está a surfar melhor do que nunca e está com a cabeça no sítio certo. Acabou de ter uma filha e está a trabalhar nas obras para sustentar a sua família. Isso que tem sido um pouco difícil para ele pois é o seu primeiro trabalho a sério. Mas se arranjar um patrocínio acredito que se vai dar bem!

Comentários

Os comentários estão fechados.