O ano de 2013 não tem sido fácil para os juniores portugueses, que andam “flutuar” no ranking entre muitos surfistas franceses. As duas últimas etapas foram bastante atípicas, cada uma à sua maneira, movimentando bastante os nomes no ranking.

A penúltima, o Gijon Pro Junior, foi quase catastrófica para os surfistas portugueses pois todos, excepto Miguel Blanco, perderam bastante cedo. Na altura havia três surfistas nacionais no top10 mas acabaram por cair bastante no ranking, enquanto que o segundo lugar de Blanco deu-lhe um lugar no top5.

Já o Airwalk Pro Junior em Lacanau também foi bastante invulgar pois, devido à sua proximidade com o WQS de 5 estrelas no mesmo local, atraiu muitos surfistas de topo fora da Europa. Não foi uma prova excelente para os portugueses mas foi ainda pior para os franceses, que só conseguiram meter um surfista nas meias finais.

Da “armada portuguesa” foi Vasco Ribeiro que aproveitou melhor esta etapa, colocando-se como um fortíssimo candidato à vitória desde cedo. A final teve poucas oportunidades e o seu adversário basco, Natxo Gonzalez, assim que fez duas ondas boas, marcou o português até ao fim do heat. Mesmo assim Vasco acabou em segundo lugar e subiu para a quinta posição no ranking, enquanto que Blanco desceu para sétimo.

Neste momento Vasco já conta com dois resultados sólidos, um 2º lugar e um 5º, ambos em etapas de uma estrela. Tudo poderá mudar nas duas últimas etapas pois oferecem mais pontos sendo etapas com duas e três estrelas. Ainda dentro do top16 estão Francisco Alves e João Kopke, em 14º e 16º respectivamente, enquanto que Tomás Fernandes se encontra em 17º lugar, a precisar de pouco para regressar aos top16.

As próximas e muito decisoras etapas serão realizadas em Setembro, nas Canárias e Galicia, Espanha, será que sai daí o segundo título Pro Junior português?

Comentários

Os comentários estão fechados.