O nosso mais recente cronista online, Nuno Sequeira (da escola de surf Puro Surf) está no Hawaii, como pudeste ler na sua primeira crónica havaiana. E esteve presente na conferência de imprensa do Billabong Pro Pipemasters, etapa de onde sairá o campeão do mundo!Foi ele quem nos enviou a foto que podes ver em cima, onde os três “title contenders” estão “agarrados” à taça de campeão do mundo da ASP, ou pelo menos Slater e Parko, já que Fanning não tem nenhuma mão na ambicionada taça.

E será já dentro de duas horas, às 21h portuguesas, que irá arrancar a última etapa do WCT de 2012 e que, como há muito não acontecia, irá decidir quem levará o maior “caneco” da ASP para casa.

Como sabes, três surfistas podem fazê-lo: Joel Parkinson, Kelly Slater e Mick Fanning (dos três o que tem menos hipóteses). Escusado será dizer que no Hawaii tudo pode acontecer pois não só o formato deste WCT é diferente, uma vez que os locais exigem entrar no campeonato, uma das “regras” menos compreendidas por toda a comunidade de surf e que faz com que a ASP sofra algumas criticas pesadas, ao mesmo tempo que exigem que este termine até às 16h de cada dia (a outra regra que confunde as massas e faz a ASP estar novamente sob o alvo de milhares de surfistas). Estas duas exigências colocam muitos surfistas do WCT a pensar na vida pois esses surfistas “convidados” são exímios naquela bancada de coral e facilmente podem eliminar qualquer um dos melhores do mundo, ao mesmo tempo que os “WCTistas” têm ainda de surfar num sistema diferente, o de heat sobrepostos (como tem acontecido nos últimos anos).

Parko, Slater e Fanning encontram-se já no round 3 uma vez que são cabeças de série (os dois heats anteriores têm como cabeças de série surfistas do WCT mas no round 1 cada surfista do WCT neste irá defrontar um havaiano. É neste round que se encontra o português Tiago Pires, mas já lá vamos…).

Basicamente, os cenários para decidir quem será o campeão do mundo são os seguintes:

– Se Parkinson acabaer em 13º, 9º ou 5º então Slater necessita de um 5º ou melhor. Fanning precisa vencer (se Slater ficar 5º ou pior);

– Se Parkinson acabar 3º, Slater necessita de um 3º ou melhor. Fanning precisa vencer (se Slater ficar 5º ou pior);

– Se Parkinson acabar em 2º, Slater precisa de vencer e Fanning não tem hipóteses.

Ou seja, caso Slater e Parkinson se encontrarem na final o vencedor será o campeão do mundo. Este seria sem dúvida o mais espetacular cenário para o desfecho de 2012!

Voltando a Tiago Pires. Este irá defrontar, afinal, e logo no heat 3 do round 1, o havaiano Kalani Chapman. Inicialmente, Tiago ia defrontar Tanner Hendrickson mas devido a uma lesão de Kai Barger passou a defrontar Flynn Novak. No entanto, Granger Larson também “abortou”, e Tiago passou assim a ter como adversário Chapman.

De relembrar que esta etapa é crucial para a requalificação de Tiago Pires para o WCT de 2013. Obviamente que o português procurará o melhor resultado possível mas se chegar ao round 3 poderá ter a requalificação praticamente garantida.

Está prestes a começar aquele que será sem dúvida nenhuma o mais emocionante etapa do WCT deste ano e que poderás ver ao vivo em directo no FUEL TV ou na web carregando aqui! Go TIAGO!!!

Comentários

Os comentários estão fechados.