The Surf Riders of Hawaii é considerado o primeiro livro do mundo inteiramente dedicado ao surf, e como tal é uma peça única na nossa História. E, acredites ou não, poderás possuir este “pedaço” de história uma vez que irá ser leiloado no dia 11 de Maio!

Exclusivamente dedicado ao surf, The Surf Riders of Hawaii é da autoria do surfista e fotógrafo A.R. Gurrey, considerado por muitos como o pai da fotografia de surf. E foi Gurrey quem, literalmente, imprimiu as estimadas seis a oito cópias deste peça raríssima do nosso desporto. Cada uma dessas cópias foi feita à mão pelo próprio Gurrey, e as suas fotos foram impressas em papel processado com prata. O livro foi lançado em 1914.

Foi no virar do século que Gurrey se mudou de São Francisco para o Hawaii onde começou a fotografar surf. As fotos que aparecem em cada uma das seis a oito edições de The Surf Riders of Hawaii são todas elas diferentes mas um dos surfistas preferidos de Gurrey, o lendário Duke Kahanamoku, aparece extensivamente em todas as cópias, ou não tivesse Gurrey se tornado num amigo intímo de Duke.

Gurrey, que não se considerava um fotógrafo profissional, fotografou todas as fotos dentro de água em cima uma canoa havaiana enquanto esta acompanhava os surfistas na onda, o que é sem dúvida nenhuma um feito impressionante tendo em conta que as máquinas de fotografar da altura estavam a anos luz de caber numa mão!

Lançado em 1914, poderás ver fotos que vão de 1910 a 1914, sendo os surfistas em causa da praia de Waikiki, que na altura tinha apenas um hotel, The Moana. O surf tinha acabado de renascer pois o povo havaiano estava finalmente a recuperar da quase erradicação completa, devido a doenças e mudanças culturais, e foi nessa famosa praia que esse renascimento aconteceu e onde, ainda hoje, as ondas são perfeitas para as grandes pranchas de madeira dessa Era.

A cópia de The Surf Riders of Hawaii que vai a leilão já no dia 11 de Maio no OC Fair and Events Center em Costa Mesa, Califórnia, EUA, tem estado nas mãos da família de Gurrey nos últimos 100 anos e, além das fotos de Gurrey, este tem também alguns pequenos poemas do próprio Gurrey assim como do famoso Lord Byron.

Recentemente foi vendida uma outra cópia de The Surf Riders of Hawaii por 37.000 dólares, pelo que se espera que esta cópia seja vendida por mais de 30.000 dólares. A questão que se coloca agora é quem será o novo dono desta inestimável peça da História do Surf Mundial. Caso sejas tu, pedimos-te que nos convides a tua casa para vermos ao vivo este obra de arte!

Vê o vídeo onde a Fundação The Surfing Heritage & Culture, que está responsável pela venda desta edição, te apresenta The Surf Riders of Hawaii já de seguida.

 

Comentários

Os comentários estão fechados.