Na passada segunda-feira, dia 22 de janeiro, realizou-se o Nazaré Big Wave Challenge da WSL, um dos campeonatos de surf mais emocionantes do mundo. Esta prova de tow-in, ocorrida em ondas gigantes na Praia do Norte, Nazaré, contou com a participação de 18 dos melhores surfistas de ondas grandes do mundo, que competiram por prémios nas categorias de melhores duplas, melhor performance e “most committed”.
Entre os participantes estavam os surfistas brasileiros Lucas Chianca “Chumbo” e Pedro Scooby, que conquistaram o primeiro lugar por equipas, com Chianca a garantir também o prémio de melhor performance. Ambos surfaram com pranchas Dylan Shapes, fabricadas na Portugal Surf Factory, enfrentando algumas das maiores ondas do campeonato e surpreendendo ao executar manobras progressivas, características de ondas pequenas, mesmo em condições desafiadoras que poucos surfistas no mundo têm a oportunidade de enfrentar.
A dupla vencedora utilizou o modelo Naza Tow, desenvolvido especificamente para os maiores dias de surf na Nazaré, numa colaboração entre o shaper Dylan Longbottom, também ele conhecido pelas suas performances em ondas pesadas, e Lucas Chianca, o surfista que tem redefinido o que é possível fazer em ondas grandes.
Todas as pranchas utilizadas por Scooby, “Chumbo” e outros competidores, como Michelle des Bouillons, Ian Cosenza e Pierre Rollet, foram produzidas na Portugal Surf Factory. Esta fábrica é responsável pela produção de todas as pranchas Dylan Shapes para o mercado europeu, bem como para marcas como Gary Linden, entre outras.
Lucas Chianca “Chumbo” é reconhecido não apenas pelas suas performances em ondas grandes, mas também por se destacar em diversas condições, desde meio metro em beach breaks até tubos rasos em Pipeline e muito mais. Dylan Longbottom é o shaper responsável por criar pranchas para todas as condições, incluindo as “guns” para ondas gigantes, que Lucas utiliza em locais como Nazaré, Jaws e outros lugares onde o mar apresenta desafios.
Mais sobre o modelo Naza Tow AQUI!
Comentários