O surfista de Carcavelos, Tomás Valente, lesionou-se no tornozelo há uns tempos atrás. Na altura pensava que apenas ficaria fora de água duas ou três semanas, mas já passaram mais de cinco e só agora é que Tomás vê a luz ao fundo do túnel!

Perante um cenário destes – cinco semanas sem surf – não haverá ninguém melhor neste momento para te dizer o que fazer durante esse tempo de baixa caso algum dia tenhas a infelicidade de passar por uma situação destas (e, vamos ser muito honestos, caso faças surf regularmente é só uma questão de tempo!).

O que fazer é bastante “simples”! O mais importante é tentar relaxar o mais possível sem stressar com a questão “quando é que voltarei a surfar”. Pelo meio, e como é óbvio, fazer tudo o que o fisioterapeuta te diz para fazer. No caso de Tomás Valente passou (e passa) por acunpuntura, aplicação de kineso tape durante uns dias, caminhar normalmente e evitar saltos e impactos sobre o pé – Tomás Valente fez um estiramento simples de grau 1 num tendão do tornozelo ao dar um aéreo 360 na Cova do Vapor, daí estas indicações de Pedro Seixas da Surfisio que é quem está a seguir a lesão de Tomás.

Infelizmente, este tipo de lesões demoram a passar pelo que te deves preparar para que primeiro diagnóstico de tempo fora de água não seja o mais certeiro. Geralmente é suposto ficares apenas uma meia dúzia de dias sem surfar, mas, na maioria dos casos, a realidade é que muitas vezes o tempo de seca (de água salgada) é bem mais longo do que o esperado, isto pois a recuperação depende muito de cada um assim como do estado real da lesão, e que muitas vezes só é possível ter após uns dias. O melhor conselho é não fazer contas ao tempo, pois só mesmo quando não houver dor é que se deve voltar a surfar. Claro que a certa altura, quem te segue, irá certamente dizer-te para experimentares surfar. Nesse dia terás de ser o mais honesto contigo e NUNCA forçar essa surfada experimental. Se sentes que estás a esforçar a zona lesionada sai da água e depois reporta TUDO o que sentiste ao teu fisioterapeuta. Quanto mais honesto maior a probabilidade da cura ser rápida.

Outro truque para que estes dias e/ou semanas passem rápido é ocupares a tua mente o mais possível. Tomás Valente fez isso mesmo! Passou uns tempos em Peniche a ajudar o seu primo Ginjas e Gaucho nas aulas de surf do Surfcastle, fez várias filmagens (fora de água) também por Peniche para acabar o seu clip de Verão (que não faltará muito para sair), preparou as suas viagens de Inverno (que envolvem Lanzarote e Ilha Terceira) e continuou a trabalhar no projecto do seu novo filme que, se tudo correr bem, será lançado algures em 2013…

Neste momento Tomás Valente ainda se encontra fora de água mas já está a fortalecer o tornozelo com exercícios específicos pelo que tudo aponta que o tempo de dieta de surf do surfista de Caxias está prestes a terminar. Segundo o próprio, lá para início de Setembro voltará ao activo!

Comentários

Os comentários estão fechados.