Terminou a fase júnior da carreira competitiva de Frederico Morais. De certa forma parece que este surfista esteve uma “eternidade” a competir nessas categorias, mas isso deve-se ao seu enorme sucesso competitivo desde muito novo.

O seu último evento foi o Oakley World Pro Junior Championship onde o surfista do Guincho conseguiu um “sólido” 5º lugar. A ONFIRE apanhou-o uns dias depois de regressar da Indonésia e não deixou de tentar perceber como se sente e quais são os seus planos!

Kikas, como te sentes com este resultado?
Estou contente mas sentia que era possível ter chegado mais longe, e isso de certa forma deixou-me um pouco triste! Mas fiquei muito  contente com o surf que apresentei. Acho que um quinto lugar e um óptimo resultado e os surfistas que estavam nos quartos de final eram, todos eles, incríveis. Eu tinha trabalhado muito durante o Verão para me qualificar e estava com ambições de chegar mais longe, mas sei que foi um grande campeonato para mim.

Nos quartos de final calhaste com o Ramzi Boukhiam, que te eliminou. Como correu esse heat?
O heat com o Ramzi teve poucas ondas. A este nível tudo ia depender da escolha de ondas e era esse o meu plano, apanhar duas ondas no nível dos 7/8 pontos e assim garantir o heat. Comecei da forma que queria mas sabia que com uma onda boa o Ramzi faria muito bom surf e foi o que aconteceu. Ele apanhou uma onda óptima na casa dos 8 pontos e deixou-me a precisar de um 6.90. E foi aí que o mar não foi o meu melhor amigo! Esperei metade do heat pela onda certa e não apareceu, não podia apenas apanhar qualquer coisa porque neste nível o julgamento é elevado e sem sets durante uma metade do heat deixou-me sem soluções! O Ramzi é um grande surfista e tem tido um óptimo ano e acho que foi um bom heat de se ver apesar das poucas ondas surfadas.

Com que prancha surfaste mais?
Estava com uma Ricardo Martins feita na Polen, 6’0 “round pin, 18 1/2 x 2 1/4.

O que achaste do nível geral?
Acho que o nível estava incrível, vimos heats bons desde o primeiro round . Acho que foi um campeonato extremamente competitivo.

Em que lugar está Keramas na tua lista de ondas preferidas?
Keramas é uma onda incrível e acho que se adapta bastante ao meu surf! Uma das minhas ondas favoritas .

Como te sentes agora que a fase de júnior da tua vida acabou oficialmente?
Sinto-me bem e de certa forma relaxado. Os eventos juniores tornam o calendário completamente preenchido, sem qualquer espaço para fazer uma viagem de treino ou apenas para surfar boas ondas. Às vezes é frustrante estar meio ano a surfar quase sempre ondas de meio metro. Sinto que deixei os juniores de uma boa forma e que aprendi bastante com os meus anos nessas categorias. É um circuito que nos ajuda bastante e que nos dá uma “caixa” enorme para o WQS.

Como é o teu calendário até ao fim do ano?
Agora ainda não sei bem o que vou fazer. Vou falar com o meu treinador para ver o que se vai passar este Inverno.

Quais são os objectivos para 2013?
Em 2013 quero fazer todos os WQS que conseguir e ganhar o máximo de seeding para poder entrar nos primes.

Comentários

Os comentários estão fechados.