Uma análise dos melhores surfistas do mais importante circuito português de surf, a Liga MOCHE.
13º Lugar: Luca Guichard
Idade: 24
Local: Tavira
Resultados dos últimos anos: 2012/77º – 2011/NC* – 2010/NC – 2009/ – 2008/57º
*Não competiu
Luca e o seu irmão gémeo Joackim são dois grandes talentos nascidos e criados em Portugal mas que passaram ao lado dos circuitos nacionais. Escolhendo um trajecto semelhante ao de Marlon Lipke, os Guichard optaram por outra nacionalidade apesar de ser no nosso país o local onde foram mais mediáticos. 2013 foi o ano que Luca escolheu para atacar seriamente este circuito e acabou por ser uma das maiores surpresas do ano.
Guichard começou menos bem o ano na Costa da Caparica mas no Porto melhorou a sua posição, deixando os seus adversários sobre aviso de que poderia fazer estragos. Em Ribeira D’Ilhas conseguiu chegar à fase man-on-man, garantindo nesse momento uma vaga nos 16.
Os seus melhores momentos foram mesmo as Expression Sessions, onde conseguiu combinar o seu surf progressivo com um approach moderno e assim arrecadar algum prize money adicional.
Por vezes, em ondas pequenas Luca parece estar em desvantagem por ser mais pesado que outros surfistas no circuito. Mas quando apanha um lip mais levantado o algarvio compensa com os seus “combos” power/new school. Normalmente estas manobras soltam o tail e jogam muita água para o ar, encaixando que nem uma luva nos critérios do júri, traduzindo-se em grandes pontuações. Se há um surfista que poderá beneficiar de etapas com ondas maiores é este (e o outro) Guichard!
O que esperar de Luca Guichard em 2014:
Caso se dedique a este circuito como em 2013, só pode subir.
Mais sobre Luca Guichard.
Comentários