Uma análise dos melhores surfistas do mais importante circuito português de surf, a Liga Moche.

16º lugar  – Ivo Cação
Local: Figueira da Foz
Idade: 24
Resultados dos últimos anos: 2012/42º – 2011/59º – 2010/37º – 2009/14º – 2008/10º

Tirando o nortenho João Guedes, Ivo Cação pode perfeitamente ser o maior talento do nosso país fora do Eixo Linha/Caparica/Ericeira. A Figueira da Foz “alberga” algumas das melhores ondas do nosso país, perfeitas para a evolução de qualquer um que sonhe fazer do surf a sua profissão. No entanto a sua distância do centro do país, onde está localizada toda a imprensa e patrocinadores, desfavorece na mesma medida os surfistas que estão fora, e Ivo é o exemplo perfeito deste caso pois é um talento regularmente “esquecido”.

Aos 19 anos entrou pela primeira no top10 da Liga, mas a promessa competitiva que foi quando júnior parece não se ter realizado neste circuito. No entanto isso em nada representa a sua qualidade como surfista. O facto de ter sido o único competidor a fazer ambas as finais do Special Event de ondas tubulares, Moche Capítulo Perfeito, representa muito melhor o seu nível do que qualquer outro critério. Se no primeiro ano em condições perfeitas só foi batido, e por pouco, por Tiago Pires, no segundo, em condições muito duras, não parou antes da final.

Em condições perfeitas, principalmente em point breaks tubulares, Ivo dá cartas, mas também se destaca em qualquer mar que lhe proporcione secções para acertar grandes voos.

O que esperar de Ivo Cação em 2014:

Está ao seu alcance a manutenção no top16 nacional, desde que se apresente motivado para o fazer. Um regresso ao top10 já não está totalmente dependente de si mas sim das ondas que encontrar no circuito. Caso a Liga Moche coincida com ondas boas, Ivo poderá terminar mais alto do que em 2013.

Mais sobre Ivo Cação.

 

Comentários

Os comentários estão fechados.