Uma análise dos melhores surfistas do mais importante circuito português de surf, a Liga Moche.
15º lugar – Alexandre Ferreira
Idade: 34
Local: S. João do Estoril
Resultados dos últimos anos: 2012/16º – 2011/7º – 2010/16º – 2009/2º – 2008/6º
A estatística e renovação de gerações empurram Alexandre Ferreira para fora do top16 mas este surfista resiste e mantém (juntamente com Ruben Gonzalez) a bandeira da geração esperanças no top do circuito. A razão? Talvez porque o que lhe falta em juventude sobra em talento e competitividade. Também pode ser porque vem de uma geração que não dependia de factores externos como treinadores, como nos dias de hoje, e a ausência dessas condições não o abalam como outros. Ou, mais provavelmente, porque continua a ser um dos 16 melhores surfistas do nosso país.
Xaninho teve em 2013 um ano fraco, salvo apenas por um 5º lugar em Ribeira D’Ilhas. Contra si o surfista de S. João do Estoril tem, neste momento, a falta de tempo para surfar pois trabalha a tempo inteiro, e a falta de apoios de material técnico. A meio do ano teve de investir do seu bolso no seu material, nomeadamente pranchas de surf, e os resultados foram imediatos.
Apesar de há alguns anos ter investido muito num surf mais progressivo, a sua arma continua a ser o surf mais tradicional e a experiência em todo o tipo de mar. As condições que teoricamente o favoreceriam mais, ondas tubulares, têm sido escassas ou inexistentes, o que acaba explicar o seu lugar no ranking.
O que esperar de Alexandre Ferreira em 2014:
Xaninho não vai entregar o seu lugar no top16 de bandeja e tem boas possibilidades de se manter. O seu resultado pode estar também dependente da importância que alguns surfistas que agora dominam o circuito possam dar, ou não, a este em 2014.
Comentários