As ondas em beach breaks (praias com fundo de areia), mesmo nos dias mais perfeitos, são imprevisíveis. E foi tendo isso em conta que a Deflow desenvolveu um modelo de tri fin com o surfista e filósofo, Legi Alonso.

“Desde o início, focamos na criação de quilhas ágeis, rápidas e muito manobráveis para obter um produto ideal para as condições típicas de beach break. Por esta razão, baseamo-nos na estrutura do modelo ‘Supra’, pois a sua flexibilidade melhora a absorção e adapta-se a qualquer secção mole que a onda possa apresentar.
Para obter uma configuração de fins muito reativa, testamos diferentes dimensões. Acabámos com duas quilhas grandes nas laterais e uma quilha central menor. As quilhas maiores, nas laterais, proporcionam melhor deslocamento da água e geração de velocidade, além de proporcionar mais drive nas curvas de rail.

Por um lado, as quilhas laterais mantêm um tamanho grande, pois é perfeito para movimentar água e gerar velocidade. Além disso, também ajuda a manter uma aderência perfeita nas curvas do rail, resultando num conjunto de quilhas capaz de proporcionar grande controle na parede.

Por outro lado, a quilha central menor por ter uma curvatura subtilmente acentuada, garante um maior dinamismo em diferentes secções da onda. Além disso, garante que as quilhas sejam precisas em curvas e manobras apertadas.

O resultado é uma quilha desenhada para desenvolver o surf progressivo. Não só facilita o impulso necessário para o ar (velocidade e pop), mas também ajuda nas rotações, “tail outs” e um surf baseado em curvas e manobras mais críticas.”

Este modelo de quilhas está disponível no sistema Futures. Para mais informações sobre este e outros produtos da marca Deflow contactar Whynot.distribution@gmail.com.

Comentários