João Kopke venceu no mais importante escalão (sub18) a primeira etapa do Circuito Nacional de Esperanças que se realizou no fim de semana de 9 a 11 de Fevereiro na Costa da Caparica. Tínhamos de lhe fazer a mini-entrevista sobre a sua primeira vitória em 2013!

Foi em condições difíceis o goofy de Carcavelos venceu, deixando André Faria, Guilherme Fonseca e Pedro Coelho em 2º, 3º e 4º lugares respectivamente.

Assumidamente focado nas competições juniores europeias e nos WQS (e obviamente na Liga Pro Surf) que conseguir fazer, sabemos que Kopke irá, sempre que poder, competir no mais importante circuito júnior nacional, tentando conquistar o título de campeão nacional sub 18 já este ano.

Lê, em baixo, a sua mini-entrevista sobre a sua primeira vitória do ano!

Antes de falarmos sobre a tua primeira vitória em 2013, quais os teus objectivos para este ano? Sem dúvida que a prioridade passa pelo Pro Junior Europeu, e também pelos WQS. Eu quero ser surfista profissional e para isso tenho que provar o meu valor como surfista fora de Portugal e, de certa forma, já fora até da Europa. Cada vez mais os atletas passam a ser associados a uma marca no mundo e não só no seu país. O meu objectivo este ano é provar, através de resultados, que posso ser reconhecido como surfista em todo o mundo.

Qual a tua opinião sobre o Circuito Esperanças tendo em conta que estás numa fase da tua carreira que tens objectivos maiores? É um circuito óptimo para competir quando se começa. Nesta fase vou apenas quando estiver cá, para manter o ritmo e para dar retorno a patrocinadores nacionais como a Fonte Viva. Por outro lado, posso estar com os meus amigos num ambiente mais descontraído e tentar manobras novas em competição. É sempre bom competir em Portugal, mas não está no topo da lista nesta altura da minha vida.

Quais os teus resultados nos últimos anos no Circuito Nacional Esperanças? Bem, o ano passado estive lesionado durante a primeira metade do ano… Fiz só uma etapa para ganhar ritmo, em S. Pedro de Moel, e acabei por ganhar. O Circuito Esperanças sempre me correu bastante bem, em 2011 fui campeão nacional sub-16. Em anos anteriores também fiquei sempre nos dois primeiros, ou ganhava eu, ou o Blanco.

Quem são os teus principais adversários neste circuito? Este ano ainda não sei, mas em anos anteriores foi sem dúvida o (Miguel) Blanco. A decisão era sempre feita na última etapa, da última vez a sorte ficou do meu lado.

Como foi a tua prestação ao longo desta primeira etapa do Esperanças de 2013? Surfei bem em todos os heats, finalmente num campeonato fiz ondas acima de 8 pontos com facilidade. Em todos os heats tive uma nota excelente pelo menos. Apesar de ser um campeonato nacional, inspirou alguma confiança, porque competi contra atletas que vou provavelmente encontrar lá fora.

Conta-nos como foi a final? Foi, no mínimo, confusa… A organização decidiu (e para mim, bem) acabar o campeonato no Domingo. A final de sub-18 foi feita quase de noite e em condições desafiantes. Fiquei mais fora à espera de uma onda com potencial e os outros atletas apostaram em ondas mais pequenas. Estive fora do 1º lugar (não sei em qual, não se ouvia bem) durante quase todo o heat, mas lá veio uma boa e fiz um 8 pontos. Só soube que estava em 1º quando acabou o campeonato, já de noite!

Obrigado, abraçooooo e força para 2013! Thanks e abraçoooo!

 

Comentários

Um comentário a “João Kopke em mini-entrevista sobre sua primeira vitória competitiva em 2013”

  1. Carlos Reis diz:

    É pá só o Blanco é que vês como adversário… Devias respeitar mais o Guilherme e o Tomás que foram os dois já campeões de sub 18 com apenas 15 anos e tu nessa altura corrias o circuito também… Modéstia fica bem a todos