A Federação Portuguesa de Surf (FPS) anuncia que os surfistas nacionais Guilherme Fonseca e Francisca “Kika” Veselko foram integrados no Projeto Olímpico Paris 2024 por cumprirem os critérios de qualificação impostos pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) traduzidos nos resultados do Mundial ISA de Setembro passado.

Guilherme Fonseca, quarto classificado na prova que decorreu na Califórnia, integra o nível Elite enquanto Veselko, 17ª na mesma competição, se encaixa no nível Apoio à Qualificação.

O COP também assentiu à proposta de adoção do Campeonato de Europa (Eurosurf) enquanto critério de integração no Programa Olímpico para 2024.

“São vitórias importantes para o surf português”, assume João Aranha, presidente da FPS, acrescentando:

“O Guilherme merece inteiramente este apoio pelo resultado obtido no Campeonato do Mundo, que também premeia um percurso exemplar, tal como a Francisca que, pela sua juventude e talento, estou seguro, dará muitas mais alegrias ao Desporto nacional.”

A propósito da integração do Eurosurf enquanto prova reconhecida pelo COP para acesso ao programa olímpico, João Aranha, que também pertence ao executive board da Federação Europeia de Surf (ESF) afirmou:

“É o reconhecimento do elevado nível competitivo desta prova em particular e do trabalho sério levado a cabo pelas Federações Portuguesa e Europeia na organização e promoção do surf de competição. E mais que isso, é uma oportunidade acrescida para os nossos surfistas conseguirem angariar mais apoios para o seu trabalho rumo a uma qualificação olímpica, algo que nos engrandece a todos.”

Comentários

Os comentários estão fechados.