Será que um evento de surf que não teve quase ondas pode ser considerado um sucesso? A resposta é simples, sim! Isso porque o Ericeira Surf & Skate Fest não foi um evento vulgar mas sim uma grande festa celebrar a cultura do surf.

Inicialmente estava agendado um campeonato de tag team em que 14 equipas (compostas por três surfistas em casa) iriam disputar o prémio do primeiro lugar. No entanto, como o mar não permitiu, a alternativa foi um igualmente divertida, um tag team de Stand Up Paddle. Depois de receberem uma pequena formação na praia as equipas fizeram-se ao mar, substituindo as ondas por uma corrida.

Todos os concorrentes tinham de remar até uma bóia que estava a cerca de 30 metros da praia, dar a volta e regressar para dar a vez aos seus companheiros de equipa de fazerem o mesmo. Na verdade o grande desafio foi ficar em pé em cima da prancha pois, sendo a primeira vez que muitos dos participantes usavam uma SUP, essa não era uma tarefa fácil. Isso apenas contribuiu para se viver momentos de grande diversão e descontracção na praia, algo que foi o mote de todo este evento.

Os vencedores foram Alexandre Grilo, Lourenço Katzenstein e Jó Bento, três surfistas que já tinham alguma pratica na modalidade e assim deram a vitória à equipa da Semente. Pouco depois realizou-se o Aerial Invitational, uma pequena expression session em que os surfistas eram puxados por jet ski de modo a ganharem velocidade suficiente para dar grandes voos nestas pequenas ondas. Cada um dos oito competidores tinha quatro hipóteses de voar e quem desse o melhor aéreo seria vencedor. Frederico Morais foi o primeiro a entrar e acertou um grande aéreo reverse na sua terceira onda. Com essa onda “Kikas” ficou com a liderança e nenhum dos outros surfistas que entraram a seguir conseguiram fazer melhor. Quem esteve mais perto foi o surfista do Porto João Guedes, que deu um dos mais altos voos do dia, mas não conseguiu aterrar bem e a vitória ficou com Morais.

Paralelamente, a Skeleton Sea organizou uma área para realização de esculturas na areia elaboradas com lixo, a que aderiram muitas das crianças presentes na praia, com o objectivo de consciencializar o público em geral, e especialmente os mais jovens, sobre a importância de manter as praias e os oceanos limpos e sobre a reutilização do lixo como matéria prima para obras de arte.

Mais tarde, antes de dar-se início à Sunset Party by Sumol com actuação de Herculano by Vans, a Ericeira Surf & Skate reservou um momento para apresentação do novo projecto de âmbito social e ambiental da marca: a Plataforma Essência, uma iniciativa de que poderás vir a saber mais em breve AQUI!

Mais do que um festival, este evento foi um dia muito bem passado para quem teve presente, uma festa para surfistas que esperamos que se repita mais vezes no futuro!

Comentários

Os comentários estão fechados.