É a quinta vez que a praia do Norte, na Nazaré, se distingue como palco de maior onda do mundo .
Depois de Garret Macnamara em 2011 com uma onda de 24 metros, foi a vez de Rodrigo Koxa, em 2017(surfista brasileiro) numa onda de 24’38 metros. Maya Gabeira, única surfista feminina a ser distinguida nesta categoria e detentora duas vezes do record do Guiness uma em 2018 e outra em 2020, com ondas de 20,72 metros e 22,4 metros respetivamente, batendo assim o seu próprio record.
Hoje foi dia da cerimónia de atribuição do certificado ao surfista alemão pela onda surfada no dia 29 de outubro de 2020 com 26, 21 metros. Atleta do Big Wave Tour arrecada certificado na cidade onde vive: Nazaré, palco indiscutível das ondas gigantes do mundo.
A avaliação da onda foi feita através de frames das filmagens e corrigida geometricamente com base na camera e sua inclinação.
A análise do tamanho dependendo de vários fatores tais como a qualidade da filmagem, condições atmosféricas e ângulos e distância entre fotógrafo e onda. Para tal, são utilizados alguns objetos de regência como Mota de água e surfista. Sendo, posteriormente, as imagens, convertidas de pixels para pés/metros.
São envolvidos 5 técnicos de três entidades distintas:
– Kelly Slater wave company (pertencente à WSL);
– Universidade de Califórnia do Sul;
– Instituto de oceanografia da universidade de San Diego;
Comentários