No dia em que se assinalou o Dia Mundial dos Oceanos, a Despomar lança oficialmente o projeto Despomar Upcycling – inserido no programa Endure The Cycle , que alinha a sua estratégia com a transição para a Economia Circular, com o objetivo de contribuir para a conservação dos Oceanos.
Anualmente, estima-se que aproximadamente 8,380 toneladas de fatos neoprene fiquem inutilizados, acabando, na sua maioria, em aterros.
Assim sendo, e numa ótica de responsabilização pelos resíduos gerados pela indústria do surf, a empresa de retalho e distribuição portuguesa está empenhada no desenvolvimento de soluções para a reciclagem de fatos de surf.
REDE DE RECOLHA
Aproveitando a dimensão da Despomar, está estabelecida uma rede de recolha nacional, através das lojas físicas 58 Surf, Ericeira Surf & Skate e Billabong Stores onde, atualmente, qualquer pessoa pode deixar o seu fato, botas ou luvas neoprene em fim de vida, independentemente da marca.
PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO
O neoprene é reduzido a matéria-prima que é posteriormente integrada na cadeia de valor. Neste momento, o processo encontra-se numa fase avançada de desenvolvimento de produto, mas para ser finalizado, a recolha de resíduos, ou seja, de matéria-prima, é fundamental.
A Despomar está comprometida em preservar a sua envolvência e a contribuir para a resiliência e prosperidade da indústria. Nesta fase, a colaboração de todos é essencial para que seja possível materializar ideias e concretizar esta missão.
Comentários