Nuno Sequeira arrancou recentemente para o Hawaii para passar uma boa temporada no destino que neste altura do ano mais ferve. A partir de hoje podes segui-lo aqui no site da ONFIRE!

Episódio 1: Chegada, Waimea, Tiago Pires e Sunset

Olá Malta! Apesar de já estar em Oahu desde 2ª feira à tarde só agora deu para tirar uns minutos e escrever-vos umas linhas.

Após ter passado 4 dias enfiado num comboio para fazer os EUA de costa a costa, entre New York e Los Angeles, com paragens em locais como Washington (2 graus!) e New Orleans eis que aterro no húmido e quente 50ª estado Norte Americano, o Hawaii. Além de concretizar um sonho de criança constato e confirmo que a ilha de Oahu e mais concretamente o North Shore são, sem sombra de dúvida a meca do Surf.

Já viajei e surfei em mais de meio mundo mas estas ondas e o nível de Surf dentro de água dão-me uma grande lição de humildade. Todos aqueles que julgam “fazer umas ondas” nos seus “quintais” deviam vir aqui uma vez na vida pois o North Shore, especialmente nesta altura do ano, é uma dimensão à parte.

Incrível ficar alojado na casa do Ron, um havaiano (surfista, claro) de meia idade que decidiu desde há alguns meses alugar um quarto dentro da sua casa, ridiculamente localizada em Waimea Bay. Do seu jardim até ao line up (nestes dias, pequeno para os padrões de Waimea) vai uma curta distância de 15 a 20 metros. No dia da chegada e devido ao cansaço acumulado na viagem de comboio, às 6 horas de voo entre LA e Honolulu e as 10 horas de diferença de fuso horário em relação a Portugal acabo por ficar a relaxar no areal de Waimea e a divertir-me com os bodyboarders e bodysurfers a darem show no famoso shore break.

Voltando ao nosso anfitrião destes primeiros dias no North Shore, o Ron, descobrimos que ele próprio é descendente de portugueses. O seu bisavô chegou ao Hawaii no final do século XIX. O vizinho do Ron aparece para ver quem são os novos inquilinos e quando soube que vínhamos de Portugal imediatamente nos diz que o “Tiago Piréz” ficou durante vários anos alojado em sua casa.

Infelizmente, o Tiago tinha acababo de perder o seu heat inaugural no Prime de Sunset Beach e adia assim as contas da qualificação para o World Tour de 2013 para o Pipe Masters que, pelas previsões e para nosso contentamento (uma vez que regressamos a Lisboa na 3ª feira), deve começar mesmo no Sábado ou Domingo, dias iniciais do período de espera.

Quanto ao campeonato de Sunset, tive o privilégio de poder assistir ao último dia de prova. Altas ondas, uns 2 a 3 metros, glass e com direito a tubos e tudo. Impressionante a raça do Adam Melling que, a precisar de um 2º lugar neste evento para se manter no WT, não fez a coisa por menos e levou mesmo a Vans World Cup of Surfing para casa.

Destaco também a excelente prestação do Gabriel Medina a comprovar que não só de aéreos vive um surfista profissional. Ele que, aos 18 anos de idade, fica a escassos centésimos de uma vitória numa onda que todos consideram com uma das mais difíceis do Mundo.

Sebastian Zietz, na sequência da vitória em Haleiwa e da qualificação para o WT do próximo ano, alcança novamente a final e com um 3º lugar praticamente assegura a vitória na 30ª edição da Triple Crown… está a um passo de amealhar 100 mil dólares e uma Harley Davidson cujo valor ronda os 30 mil dólares. Será que iguala o feito do malogrado Andy Irons e consegue chegar à final do Pipe Masters? Difícil mas não impossível… este jovem surfista de Kauai vai causar muitas dores de cabeça aos top seeds do WT 2013.

Amanhã (aqui são agora 23h de 4ª feira) ou 6ª feira escrevo outro email sobre o dia de hoje onde fui conhecer e surfar em Waikiki, e onde encontrei o Saca e o Capristano a jantar em Haleiwa. Tudo isto desde o Turtle Bay onde vou ficar alojado e onde irão acontecer uma série de eventos engraçados como o Surfer Poll Awards na 5ª feira e um concerto no Domingo onde até o Slater vai fazer uma perninha.

Até lá, ALOHA! Um abraço e boas ondas!”

Amanhã poderás ler a segunda crónica de Nuno Sequeira (da Puro Surf Boardsports Academy) que não só esteve na conferência de imprensa do Pipemaster como na famosa festa Surfer Poll Awards da conceituada revista americana Surfer.

Comentários

Os comentários estão fechados.