O afogamento de Maya Gabeira na Nazarécorreu o mundo inteiro mas felizmente todo este episódio teve um desfecho sem consequências graves. Sempre que há episódios deste nível, há muito a aprender e discutir, e um dos temas de discussão é a forma de como salvar uma vítima de afogamento.

Depois de transportada para a areia, Maya Gabeira foi reanimada até ser levada para o hospital onde recebeu todos os restantes devidos cuidados médicos. Carlos Burle foi não só a pessoa que tirou Gabeira da água como quem lhe aplicou reanimação cardiopulmonar (CPR), entre outras técnicas, para salvar a vida da brasileira.

Em entrevista à TVI, um vídeo que podes ver abaixo, Burle conta que tirou um curso de reanimação no Hawaii onde aprendeu que não se faz mais reanimação boca-a-boca. Foi este frase de Burle que alertou Andrew Schimdt, director do Lifeguards Without Borders. Schimdt, que é o primeiro a considerar Burle um herói por ter salvo a vida a Gabeira, decidiu fazer um vídeo (que podes também ver no final) onde explica como proceder para salvar uma vítima de afogamento, procedimento esse que deve incluir respiração boca-a-boca, ou uma técnica semelhante, exactamente por ser uma vítima de afogamento, além do CPR.

A razão é a seguinte: se um adulto está a ter um ataque cardíaco, o sangue não está a ser bombeado para o corpo. Assim, a reanimação cardiopulmonar, através das compressões aplicadas, está a ajudar a que o coração bombeie sangue para todo o corpo.

Já num afogamento a situação é diferente. Num caso de afogamento, a principal causa de lesão ou morte é a falta de oxigénio no sangue, logo o objectivo primordial é providenciar oxigénio à vítima. Ao fazer CPR sem dar oxigénio à vítima, estamos a bombear sangue sem oxigénio para o corpo.

É por isso que Andrew Schimdt, assim como várias entidades médicas, defendem que a reanimação cardiovasuclar no caso de afogamentos tem de ser feita com ventilação para garantir que se está a oxigenar o sangue. Respiração boca a boca ou uma bomba especial para o efeito são duas das opções em momentos de crise.

Vê o vídeo lançado pela Lifeguards Without Borders juntamente com a European Association of Surfing Doctors com o qual Scmidt pretende ajudar a educar todos os interessados (onde se incluem todos os que façam surf) em saber como ajudar uma vítima de afogamento.

(vídeo do salvamento de Maya Gabeira da TVI)

http://youtu.be/Yr_tpyrcs6Q

 

Comentários

Os comentários estão fechados.