Depois de ter estado com o título quase garantido, a situação inverteu-se e agora é Vasco Ribeiro que tem de correr atrás do novo líder do ranking, Ramzi Boukhiam. Tudo aconteceu na final do Wahrld Pro Junior, na Galicia. Vasco Ribeiro, a par de Frederico Morais, tinha vencido todos os heats até à final e o seu principal adversário até aqui, Vicente Romero, tinha perdido nos quartos de final no dia anterior.

Frederico Morais estava já fora da disputa pelo título e Ramzi Boukhiam, que também estava na final, não podia fazer mais do que dar o seu melhor e esperar que o português não tivesse sorte. E foi o que aconteceu. Vasco liderou mas Ramzi passou-lhe à frente na final. Depois ocupou a segunda posição mas Kieren Boulard apanhou a melhor a onda da final, fez quase 9 pontos e passou-lhe à frente.

E com a última onda de Frederico Morais, que também precisava muito de pontos para manter o top4 e competir no World Junior Championship, Vasco passou para quarto e viu o título passar-lhe ao lado. A pior coisa que podia acontecer ao surfista da Poça, nesta fase, era que Ramzi vencesse e foi isso que aconteceu.

Por esta ser a segunda etapa com mais pontos do circuito, Boukhiam ficou com fortes hipóteses de garantir o título. A ONFIRE fez a matemática e apresenta-te as contas NÃO OFICIAIS da disputa deste título.

Em primeiro lugar está Ramzi Boukhiam, com 1.172 pontos. Mesmo que vença a última etapa (de uma estrela em Lacanau) não melhora a sua pontuação. Isso porque a última etapa só oferece 250 pontos ao primeiro lugar, o que apenas empata com o seu terceiro melhor resultado, não mudando em nada a situação. Neste momento Ramzi tem a faca e o queijo na mão pois, não precisando do resultado e pode ocupar-se a marcar o português caso estes se encontrem na final.

Vasco Ribeiro está em segundo com 1.055 pontos. Se vencer em Lacanau fica com 1.246 pontos e se ficar em segundo fica com 1.184 pontos, o que chegará para conseguir garantir este título inédito para o nosso país na última década. Mas o terceiro lugar na etapa já não será suficiente, pois oferece apenas 141 pontos, dando-lhe o total de 1.137 pontos no ranking final, menos 35 que os pontos de Ramzi.

Por sua vez Vicente Romero junta, no máximo caso vença em Lacanau, 250 pontos e elimina 158 que é neste momento o seu pior resultado. Contas feitas Romero ficaria com 1.063 pontos, suficientes para passar Vasco caso ele não pontue bem em Lacanau mas insuficientes para levar o título.

A ONFIRE vai acompanhar de perto esta última etapa do circuito para te dar todas as novidades deste disputadíssimo título! Acompanha tudo a partir de dia 10 de Agosto no teu website preferido!

Comentários

Os comentários estão fechados.