A Indonésia é provavelmente o país com as melhores ondas do mundo e os locais já mostravam um nível de surf muito elevado há muitos anos.

O primeiro a ter destaque a nível internacional foi Rizal Tanjung que, apesar de ter vencido a final de uma prova QS em Lakey Peak, Sumbawa, e ter terminado em segundo numa prova no Japão, o seu verdadeiro impacto foi mediático, com direito a uma capa na revista Surfing e presença nos vídeos de Taylor Steele.

Outros tentaram ao longo dos anos, mas encontraram grandes dificuldades em adaptar-se às ondas de pouca qualidade do circuito QS, além de lhes faltar estrutura e patrocínios fortes. Em 2014 a Rip Curl apostou em Oney Anwar para “quebrar o bloqueio”, trazendo-o para viver na Austrália, de modo a adaptar-se às ondas fora da Indonésia. Apesar disso o sucesso de Anwar foi limitado, acabando por vencer algumas provas QS mas não fazendo os “estragos” que se esperava.

Surge entretanto Rio Waida, um surfista com pai indonésio e mãe japonesa, que nasceu no Japão mas mudou-se para Bali com 5 anos, onde começou a surfar. Desde muito novo Rio mostrou grande potencial, tendo vencido a sua primeira prova QS, o Hello Pacitan Pro, aos 15 anos. Nos anos que se seguiram Waida continuou a evoluir até que em 2022 finalmente cumpriu o seu objectivo.

O seu ano começou com uma vitória no Vans Bali Pro, uma QS 1.000 até que, no circuito que realmente conta para a qualificação, o Challenger Series, Rio surpreendeu tudo e todos ao vencer duas etapas de seguida, o GWM Sydney Surf Pro e o Ballito Pro, ficando assim a um passo da qualificação. Mesmo com uma derrota no seu heat de estreia no US Open, o indonésio chegou a Portugal a precisar apenas de passar duas baterias para estar oficialmente qualificado para o Championship Tour de 2023. E foi isso que fez, venceu os seus heats com grande facilidade, saindo da água esta tarde em Ribeira D’Ilhas já qualificado para a elite do surf mundial.

Com a qualificação a Indonésia junta-se a um grupo de menos de 20 nações que têm, ou já tiveram, representantes neste cada vez mais global Championship Tour.

Comentários

Os comentários estão fechados.