Se nos anos 80 o tour da ASP, actual WSL, era um “local” de excessos e muita curtição, na década seguinte tornou-se um pouco mais profissional e até menos interessante com a geração mais “clean” de Kelly Slater.

Até que surgiu uma nova geração, nomes como Andy e Bruce, Parkinson, Fanning, Ward, Munro, Hedge e, claro Chris Davidson, entre muitos outros, que levavam o “beber uma jola depois do heat” a outros níveis, apesar de alguns terem mais controlo que outros. Chris “Davo” Davidson era talvez um dos maiores party boys do tour, algo que de certa forma acabou por lhe custar a carreira.

Um dos mais promissores surfistas da Austrália no início dos anos 90, em 1994 foi convidado pelo seu patrocinador da altura, a Rip Curl, para participar no CT de Bells Beach, prova onde conseguiu um dos feitos mais impressionantes da sua carreira, bateu Kelly Slater duas vezes. Só conseguiu a qualificação para o tour alguns anos mais tarde, em 1999, e o seu único recorde impressionante é o facto de, ter sido o primeiro surfista do planeta regressar ao CT 4 vezes. O máximo que conseguiu ficar de seguida na elite foi três anos e a sua melhor classificação foi o 14º posto, em 2009.

O talento abundava mas faltava a disciplina para evitar a vida nocturna e os maus vícios do tour! Os seus melhores resultados foram um 3º, no WCT de Peniche, sendo batido apenas por um Alley Opp de Kelly Slater que ficou famosos, e a final do Billabong Pro Mundaka, que na verdade foi realizado quase todo em Bakio. Em 2011 Chris caía novamente do tour e a falta de patrocínios não lhe permitiu competir no QS para recuperar a sua vaga pela quinta vez. Davidson foi trabalhar nas obras na Austrália e chegou a ser preso por ter causado um acidente de viação, quando supostamente estaria inibido de conduzir!

Pouco mais se falou de “Davo” desde aí, pelo menos fora da Austrália, até que hoje saiu a infeliz notícia da sua morte. Aparentemente durante uma luta de rua, Chris caiu ao chão e bateu com a cabeça, acabando por ser declarado morto horas mais tarde no hospital.

Chris Davidson tinha apenas 45, descansa em paz…

Comentários

Os comentários estão fechados.