Nome: Samuel Pupo
Idade: 21
Local: Itanhaém, São Paulo, Brasil
Patrocínios: Rip Curl, OHP Surfboards, Silverbay Brasil, ST Blanks
Número de seguidores no instagram – 102k (@samuel_pupo)
Resultados em 2020/21: 4º lugar Michelob ULTRA Pure Gold Haleiwa Challenger, 9º lugar MEO Vissla Pro Ericeira, 9º lugar Quiksilver Pro France
Haverá família mais “surf” no tour que os Pupo’s? Filho de Wagner, que foi surfista profissional durante muitos anos e chegou a estar à porta do CT, e irmão de Miguel, actual membro da elite, Samuel é o sangue novo da brazilian storm no tour. Assim que terminou o seu percurso de sucesso como júnior, em 2018, entrou de cabeça no QS e venceu a prova da Ericeira (2019). Parecia estar destinado a uma qualificação fácil, mas tremeu no Havai e acabou fora por várias vagas.
E foi na Ericeira novamente, mas em 2021, que o caçula dos Pupo voltou à disputa por uma vaga no CT, depois de uma prestação abaixo do pretendido no US Open. Os 9ºs na Ericeira e Hossegor colocaram-no numa boa posição mas foi para o Havai a precisar de pontuar bem, algo que é sempre um jogo perigoso. No entanto, desta vez, Sammy esteve à altura do desafio, avançando até à final, onde terminou em 4º lugar mas já bem garantido no CT.
O que se deve esperar em 2022?
Pupo tem tudo para se dar bem logo no ano de estreia. “Dono” de um surf bem fluído, com um frontside fortíssimo e manobras progressivas bem afiadas, uma fórmula de sucesso. A falta de experiência nas etapas do CT pode já ter sido bem trabalhada ao longo dos anos, tanto por ter acompanhado o irmão no tour como pelo próprio trabalho com a Rip Curl, seu patrocinador de longa data que desde cedo o tratou como “prata da casa”. O sucesso é quase certo, a única questão é… poderá superar os resultados de Miguel?
(Sammy Pupo em 2015)
Comentários