Nome: Jake Marshall
Idade: 23
Local: Encenitas, EUA
Patrocínios: Sharp Eye Surfboards
Número de seguidores no instagram – 48k (@jakemarshall1)

Resultados em 2020/21: 2º US Open, 9º lugar Michelob ULTRA Pure Gold Haleiwa Challenger, 17º lugar MEO Vissla Pro Ericeira

Todos os anos a Triple Crown of Surfing destrói os sonhos de alguns surfistas e em 2019 ninguém foi tão destruído como Jake Marshall. O californiano chegou ao Havai bem dentro da bolha de qualificação, depois de ter conquistados resultados sólidos no Japão, Espanha, Ericeira e Açores. No entanto, com duas derrotas prematuras em Haleiwa e Sunset e muitos surfistas a virem mais de trás no ranking e a conseguirem pontuações sólidas, Marshall foi derrapando no ranking até ficar fora da bolha por três lugares, sem hipóteses de receber wildcards nas provas do ano seguinte. E a sua queda não ficou por aí pois no fim do ano tornou-se em mais uma vítima da vaga de despedimentos da Hurley, o seu patrocinador de longa data. E, claro, uns meses depois ficou sem oportunidade de voltar a lutar por uma vaga no CT já que a pandemia deixou tudo em standy by por um ano.

Tudo junto, seriam razões de sobra para perder o foco e dedicar-se a outra actividade, mas Jake fez o oposto, voltou mais forte. Ainda sem patrocínio principal até aos dias de hoje, Marshall escapou por muito pouco a uma derrota para Vasco Ribeiro no US Open, e não desperdiçou a oportunidade, acabando em segundo lugar nessa importante prova. Um resultado mediano na Ericeira e uma prestação muito forte em Haleiwa garantiram uma qualificação muito confortável, desta que é a única cara nova dos EUA continental no tour de 2022.

O que se deve esperar em 2022?

Potencial dark horse do ano. Poderá surpreender com bons resultados em point breaks de direita e beach breaks, graças a um surf progressivo que ainda não é muito conhecido e poderá dar que falar. Mas ainda tem muito que provar nas ondas mais difíceis do tour. É um forte candidato à requalificação via CS no fim do ano mas poderá surpreender e candidatar-se ao prémio de rookie do ano.

 

Comentários

Os comentários estão fechados.