Os surfistas do Championship Tour da WSL são dos atletas mais mediáticos dentro do nosso desporto e muitas das grandes marcas apostam a maior fatia dos seus orçamentos neles.

Fica a saber quais são as marcas core que mais apostam nos surfistas do tour e porquê:

A Billabong continua na liderança, apesar desta ser um pouco mais “magra” que em 2021. Mesmo assim mantém Ítalo Ferreira, Seth Moniz, Ethan Ewing, Ryan Callinan e Liam O’Brien, compondo a maior equipa do tour. No entanto o que é certo é que perdeu um potencial title contender para a Quiksilver, e tirando Ítalo e talvez Ethan, os restantes são surfistas de meio de tabela.

Rip Curl, Quiksilver e Hurley estão coladas à Billabong, com 4 surfistas cada. Todas elas têm sérios candidatos ao título em surfistas como Gabriel Medina, Kanoa Igarashi, Griffin Colapinto e Filipe Toledo. Segue-se a Volcom, como três surfistas e, entre eles um sério candidato ao título em Jack Robinson, pela primeira vez na história da marca.

São 7 as marcas com apenas um surfista, Outer Known, O’Neill, Mormaii, RVCA, Deeply, Rusty e Florence Marine X. Entre elas podemos duas têm title contenders, O’Neill, em Jordy Smith, e Florence Marine X, com John John Florence.

Em 2023 são 6 os surfistas sem autocolante no bico mas, entre eles, pelo menos um, Leonardo Fioravanti, continua a ser dos mais bem pagos no tour pelos patrocínios secundários como a Red Bull e a Gucci.

Divisão por marcas em 2023:
Billabong – 14.2% (5 surfistas)
Rip Curl – 11.4% (4 surfistas)
Quiksilver – 11.4% (4 surfistas)
Hurley – 11.4% (4 surfistas)
Volcom – 8.5% (3 surfistas)
Surfistas sem patrocínio principal – 17.1% (6)
Marcas com apenas um surfista no CT – 20% (7)

Em comparação a 2021:
Billabong – 20% (7 surfistas)
Rip Curl – 14.2% (5 surfistas)
Quiksilver – 8.5% (3 surfistas)
Hurley – 5.7% (2 surfistas)
Volcom – 5.7% (2 surfistas)
Surfistas sem patrocínio principal – 20% (7)
Marcas com apenas um surfista no CT – 22.8% (8)

Em comparação a 2019:
Hurley – 17.6% (6 surfistas)
Quiksilver – 17.6% (6 surfistas)
Billabong – 14.7% (5 surfistas)
Rip Curl – 8.8% (3 surfistas)
O’Neill – 5.8% (3 surfistas)
Volcom – 5.8% (3 surfistas)
Surfistas sem patrocínio principal – 8.8% (3)
Marcas com apenas um surfista no CT – 20.5% (7)

No surf feminino a história muda ligeiramente. Roxy, Rip Curl e O’Neill estão na liderança, todas com três surfistas, seguidas da Billabong e Hurley, com duas, enquanto que a Body Glove e Sisstrevolution têm uma patrocinada e há apenas uma surfista sem patrocínio principal.

Comentários

Os comentários estão fechados.