Pouco tempo depois do mundo ter parado para conter o contágio de covid-19, o mais importante circuito de surf em Portugal já vai com “bom andamento”, com duas etapas realizadas. Apesar de ainda faltarem três provas o ranking da Liga MEO Surf já conta com alguns front runners bem destacados. Fica com a nossa análise do ranking nacional…
A liderança do circuito tem neste momento dois nomes, Frederico Morais e Afonso Antunes, dois surfistas que não podiam estar em fases mais distantes das suas carreiras. Frederico é o surfista mais bem estabelecido do surf nacional na actualidade, sendo o campeão em título do circuito QS e um membro do Championship Tour enquanto que Afonso é a maior promessa do surf nacional, com apenas 16 anos, sendo o surfista mais jovem que alguma vez liderou o ranking masculino. Ambos têm uma vitória e um 3º lugar, resultados que seguramente irão manter nas contas finais.
O top6 é composto por Miguel Blanco (3º), Henrique Pyrrait (4º), Tomás Fernandes (5º) e Luís Perloiro (6º). Entre eles, Blanco e Fernandes são já regulares nestas posições do ranking enquanto que Pyrrait e Perloiro estão em boa ascensão. Todos os seus resultados são os que se pode considerar keepers, pontuações sólidas que podem ficar entre os seus 4 melhores no fim do ano.
A completar o top10 estão Filipe Jervis, Guilherme Ribeiro, Vasco Ribeiro e Francisco Almeida. Jervis fez a final da primeira prova e perdeu cedo na segunda, o que o deixa sem margem de erro nas próximas provas se quiser tentar disputar o título nacional. Vasco está a ter um ano abaixo do seu potencial, tendo ficado em ambas as provas à porta da fase man-on-man. Se o seu objectivo for o 5º título nacional em 2020, terá que fazer finais nas próximas duas provas se quiser chegar à última etapa com boas hipóteses de disputar o título. Francisco e Guilherme não são propriamente caras novas no top nacional mas começam as suas escaladas no ranking.
Pedro Coelho, Eduardo Fernandes, João Moreira e Gonçalo Vieira ocupam as seguintes 4 posições enquanto que Guilherme Fonseca, João Kopke, Martim Paulino e Martim Magalhães estão empatados na 15º posição. Entre eles Fernandes e Moreira são que tem mais potencial de continuar a subir, contando ambos com um resultado sólido, 5º lugar.
Fora do top mas com um lugar praticamente garantido depois de mais algumas etapas estão nomes como Gony Zubizarreta, Marlon Lipke e Francisco Alves, o que irá colocar alguma pressão nos surfistas que forem menos consistentes nas próximas provas.
Ranking após Allianz Ericeira Pro
1º – Afonso Antunes
1º – Frederico Morais
3º – Miguel Blanco
4º – Henrique Pyrrait
5º – Tomás Fernandes
6º – Luís Perloiro
7º – Filipe Jervis
8º – Guilherme Ribeiro
9º – Vasco Ribeiro
10º – Francisco Almeida
11º – Pedro Coelho
12º – Eduardo Fernandos
13º – João Moreira
14º – Guilherme Vieira
15º – João Kopke
15º – Martim Paulino
15º – Martim Magalhães
15º – Guilherme Fonseca
O circuito segue agora para a Praia Grande, onde se realiza o Allianz Sintra Pro entre 31 de Julho e 2 de Agosto.
Comentários