Koa Rothman é filho de Eddie Rothman e irmão de Makua Rothman, duas das presenças mais “pesadas” do North Shore de Oahu, Havai.
“Fast” Eddie é conhecido como uma espécie de “xerife” do North Shore, o chefe dos “Da Hui” cuja presença invoca muito respeito a todos os locais e visitantes. Makua começou o seu percurso bem ao estilo do seu pai, também com uma presença intimidadora, chegando ao ponto de agredir em pleno reality show no Havai um dos seus colegas. No entanto, nos anos que se seguiram este surfista fez questão de limpar a sua imagem, passando a apresentar-se muito mais como um “embaixador do aloha”, uma “narrativa” que joga melhor com a profissão de surfista que, além de ser destaque na sua ilha, tem que viajar para competir em eventos de ondas grandes e não só.
Koa é 10 anos mais novo que Makua e parecia ser o mais calmo dos três. O seu percurso passou sempre pelo free surf, destacando-se em sessões pesadas em Pipe e Teahupoo. Recentemente este Rothman criou um canal de youtube que alimenta regularmente com as suas sessões, quase todas captadas no Havai. Mas foi na sua conta de instagram que Koa lançou a “bomba”, um vídeo a anunciar os seus planos para o inverno.
Num vídeo intitulado “Nothing personal but I’m going” (nada pessoal mas eu vou), o jovem havaiano disse o seguinte: ”Eu tenho um anúncio para fazer para este Inverno no Havai em 2020 para 2021, eu vou estar em qualquer onda que eu quiser em Pipeline. Por isso, tendo dito isso, há apenas um pequeno número de pessoas que eu não vou dropinar! Sem ressentimentos e não quero estar a parecer um palhaço mas só a avisar agora que é isso que vai acontecer, tenham um bom dia e tenham cuidado”. (Podes ver o vídeo completo AQUI)
Como já seria de esperar, este “reel” tornou-se viral e bateu o seu recorde de comentários, cujo teor variou muito. Muitos apoiaram a causa e houve até quem dissesse que ia fazer o mesmo nas suas respectivas praias, houve quem se virasse para a ameaça e mesmo alguns surfistas profissionais a “taggarem” a Quiksilver, seu patrocinador principal, sugerindo que o despeça da equipa. Esta postura não foge do que é o sentimento geral de muitos dos mais conhecidos havaianos, e até surf como uma versão muito soft ao lado das ameaças que o seu pai fez publicamente por diversas vezes no passado.
E tu, o que achas deste tipo de posicionamentos? Deixa o teu comentário…
Comentários