É já na próxima sexta-feira, dia 12, que se realiza na praia da Física, em Santa Cruz, o PRIO Softboard Heroes, uma competição solidária de surf que marcou pela positiva os últimos três verões. Entre os competidores presentes está Francisco Alves, que foi um dos grandes destaques da primeira edição, executando algumas das curvas mais poderosas que já se viu um pranchas softboard. Falámos um pouco com o surfista conhecido por Xico by Xico sobre o seu regresso ao evento…

Estás de volta ao Prio Softboard Heroes, quais são as tuas melhores memórias da edição de 2021?
Lembro-me que estava um dia muito bom, sem vento, altas ondinhas. Deu para experimentar pranchas novas, que nunca tinha visto na minha vida. Só tenho boas memórias, estou muito feliz por voltar.

Como está o teu surf de Softboard, tens alguma no teu quiver? Com que regularidade surfas de soft?
Só tenho uma soft no meu quiver, costumo usar mais no verão, para me divertir. Normalmente até surfo com o meu filho na mesma prancha, uso muito para isso. Mas não surfo muito com softboards, mas lembro perfeitamente que experimentei uma prancha que gostei muito, e estou confiante que vou conseguir voltar a surfar com ela novamente.

Como vai ser a tua escolha de prancha? O que procuras numa softboard para um evento como este?
Acho que vou tentar encontrar uma twin fin, com algum volume, não muito alternativa mas que tenha alguma flutuação e que me dê algum drive para conseguir fazer algumas manobras. Gosto muito de velocidade, especialmente nesse tipo de pranchas porque não sou propriamente nem baixo, nem leve, portanto quero alguma coisa que me dê algum drive e também alguma velocidade. Vou ver entre os modelos que vão estar disponíveis qual é que se adequa mais ao meu estilo de surf.

Há quem diga que já podias fazer parte da categoria friends/celebridades, o que achas?
Acho que ainda me considero um surfista, este ano ainda fiz algumas provas do nacional por isso acho que os lugares estão bem entregues. Gosto muito da equipa dos Friends, acho que vai ficar bem assim e que as equipas estão muito bem equilibradas. O objectivo final vai ser conseguir angariar o máximo através da nossa equipa e é isso que vou tentar por isso seja em Friends ou na categoria de Pro, espero dar o meu melhor e conseguir levar o máximo que der para a minha equipa.

Comentários