Nome: Ezekiel Lau
Idade: 28
Local: Honolulu, Havai
Patrocínios: Quiksilver, RockStar
Número de seguidores no instagram – 154 k (@zekelau)

Resultados em 2020/21: 1º lugar MEO Vissla Pro Ericeira, 5º lugar Michelob ULTRA Pure Gold Haleiwa Challenger, 9º US Open

Quando Ezekiel se qualificou para o tour de 2017, com 23 anos, era uma das grandes esperanças havaianas muito graças a um forte percurso júnior, e a um estilo de surf que se adequava bem às ondas do tour. Apesar de ter conquistado um 3º lugar em Bells Beach, Zeke teve que recorrer ao circuito QS para se manter no tour, sobrevivendo à sua segunda temporada por muito pouco, apesar de ter a certa altura ocupado uma posição no top10. 2019 foi o seu pior ano no tour, caindo do CT e ficando à porta da qualificação no QS antes da pandemia deixar o tour em stand by por mais um ano.

O seu regresso foi, no mínimo, pouco convencional. Lau participou no primeiro reality show da WSL, “The Ultimate Surfer”, que ganhou com facilidade, facturando 3 wildcards para o ano de 2022. No entanto, Ezekiel não chegaria a precisar dos convites pois ao conquistar um 9º lugar no US Open e um 1º na Ericeira, garantiu a qualificação antes de chegar ao Havai. A disputa passou a ser pela liderança no ranking QS, com o seu companheiro de equipa Kanoa Igarashi, acabando a menos de 1.000 pontos do nipónico na segunda posição do tour.

O que se deve esperar em 2022?

Numa primeira análise, Ezekiel tem tudo para ser um surfista do top10, um bom arsenal de manobras progressivas, surf de rail, um snap poderoso e boas capacidades como tube rider. A isso acrescenta mais alguns anos de experiência em relação ao passado, e um bom seeding. Os seus pontos fracos são ondas pequenas, esquerdas moles e consistência mas, ao que tudo indica, 2022 será o ano em que tudo bate certo e o havaiano poderá superar os resultados do passado.

 

 

Comentários

Os comentários estão fechados.