Durante várias décadas as revistas de surf foram o principal, senão o único, meio de comunicação no nosso desporto. Por diversas razões, algumas das quais podes ler neste artigo, as revistas de surf estão em extinção, caminhando para o mesmo lugar onde um dia poderemos encontrar outros “itens” que já fizeram partes das nossas vidas, num museu.

Centenas de publicações diferentes existiram ao longo dos anos mas, uma atrás da outra foram caindo, até que hoje existem apenas uma mão cheia de resistentes. Esta “arte perdida” sempre foi muito colecionada pelos seus leitores mas houve um que se destacou de todos os outros, Al Hunt. Este funcionário de várias décadas da ASP/WSL era, entre muitos outros cargos assumidos, o homem das contas, a pessoa que sabia quem estaria seguro no Championship Tour e quem estava fora. Hunt aproveitou a sua posição para compilar a maior colecção de revistas de surf do mundo. Aquando da primeira abordagem de qualquer revista com a WSL surgia o recado/pedido para colocar Al na mailing list, algo que a grande maioria cumpria e décadas mais tarde se tornava num arquivo único de revistas de surf, com um valor difícil de calcular.

Em entrevista à ONFIRE em 2013 Al falou um pouco sobre a sua biblioteca, comentando que era o seu plano de aposentadoria. O grande objectivo a certa altura era de digitalizar e disponibilizar ao publico por um custo a definir mas, tendo em conta que o seu arquivo passa as 20.000 revistas, seria logisticamente impossível.

Recentemente Hunt colocou todo a sua coleção à venda por cerca 125.000 euros. O “lote” inclui todas as revistas e posters mas não os portes de envio que, tendo em conta o seu volume, peso e o fato de Al residir na Austrália poderá aumentar por mais um terço, dependendo da localização do comprador. Se estiveres interessado em saber mais sobre esta coleção e, potencialmente, comprar, podes procurar neste link.

Esta não é a primeira vez que uma coleção histórica é colocada à venda na internet já que o museu de Greg Noll esteve no mercado algures em 2015

Comentários

Os comentários estão fechados.