Não há qualquer dúvida de que Kelly Slater é o melhor surfista de todos os tempos, podendo inclusivamente ser comparado com os “G.O.A.T.’s” de cada desporto como Michael Jordan, Tiger Woods, Muhamed Ali, Pelé e poucos outros…
E se dentro de água Kelly bateu quase todos os recordes e durante décadas chocou o mundo com o seu surf, fora também teve momentos que deixaram o público de boca aberta.
Fica a conhecer 5 ocasiões em que Kelly Slater surpreendeu o mundo…
Quando fez parte da série “Baywatch”…
Algures em 1992, ano em que acabaria por conquistar o seu primeiro título mundial, Kelly Slater foi mais ou menos “obrigado” pelo seu manager e a sua mãe a aceitar um papel na série de televisão mais popular da época. Na altura entre os 20 e 21 anos e com um grande futuro pela frente, esperava-se que a sua presença na série o catapultasse para outro nível de notoriedade fora do meio do surf, algo que aconteceu, mas não na escala que se esperava. O verdadeiro resultado foi que os (muitos) puristas da comunidade surfista consideraram-no um “vendido”, perdendo um pouco de credibilidade no meio. Mas, tipicamente seu, Slater acabou por convencer tudo e todos que era, e seria para sempre, o melhor de todos os tempos. Curiosamente acabaria também por se tornar num nome globalmente e transversalmente conhecido pelos seus feitos como surfista e, ainda hoje, Slater fala desses tempos com alguma vergonha e perfeita consciência do preço que pagou.
Quando se reformou pela primeira vez…
Aos 20 anos conquistou o seu primeiro título mundial e aos 26 conquistou o seu sexto e reformou-se do surf competitivo. Na época era vulgar a reforma no surf entre os 28 e 31 anos e Slater já tinha conquistado tudo o que havia, aproveitando para viver tudo o que não tinha vivido até aí. Mesmo assim a notícia caiu como uma “bomba” já que era o grande ícone do nosso desporto e não havia (nem nunca houve) um sucessor à sua altura. Na altura ainda não se sabia, mas a sua história estava longe de terminar aí e, ainda hoje, 23 anos depois de ter anunciado a sua reforma, continua no Championship Tour.
Quando namorou com a Pamela Anderson…
Pamela Anderson era uma das pessoas mais conhecidas do mundo nos anos 90 e década seguinte, tanto pela sua presença no Baywatch e outras séries e filmes como por uma sex tape que saiu numa fase em que a internet estava a começar a tornar-se no que é hoje. Kelly e Pam conheciam-se desde os tempos da série, mas aproximaram-se novamente e juntaram-se algures durante a sua reforma. Foi mais uma notícia que deu que falar tanto no meio do surf como nos “tabloides”, apesar de ter sido de curta duração. Slater falou sobre a relação num dos seus livros, relatando que terminou durante uma das suas viagens da Quiksilver, ao Japão, tendo ficado a saber da nova relação da sua namorada pelos jornais. Ouch…
Quando saiu da Quiksilver…
Nas décadas de 90 e 00, Kelly Slater era Quiksilver e a Quiksilver era Kelly Slater. A presença dos dois quase se confundia e parecia ser uma relação para a vida. O ex-campeão mundial estava na marca desde os 19 anos e chegou a aceitar receber acções da Quiksilver em vez alguns dos seus bónus pelos títulos mundiais. Mas, às vezes, até os melhores “casamentos” chegam ao fim. Algures na década seguinte a relação começou a tremer, sendo um dos factores importantes o facto de Dane Reynolds ser, no altura, mais bem pago que Kelly. Mas houve outras razões e a “bomba” caiu numa data caricata, dia 1 de abril (de 2014), o famoso dia das mentiras. É um dia em que a maior parte dos meios de surf gostam de “brincar” com a ocasião, publicando notícias absurdamente falsas. E era o que parecia neste caso, apesar de Slater ter começado o seu comunicado a explicar que não era uma brincadeira do dia das mentiras. Só ao fim de várias horas é que realmente se começou a perceber que a “brincadeira” era real, o que acabou por ser um dos acontecimentos mais surpreendentes da história da indústria do surf.
Quando lançou uma piscina de ondas…
Apesar de ter havido provas da ASP (actual WSL) em piscinas de ondas durante os anos 80 e 90, até ao início da década de 00 a qualidade destas ondas artificiais era muito fraca. Até que surgiu a WaveGarden no País Basco, uma empresa que lançou um novo conceito, com muito potencial. E, para surpresa de todos, menos de dois anos depois KS estava a lançar o primeiro vídeo da sua própria piscina, com uma tecnologia nova, inundando a internet com as primeiras ondas no dia seguinte a Adriano de Souza conquistar o seu título mundial, ofuscando um pouco o feito do brasileiro. O mundo parou para ver as primeiras ondas de Kelly e a partir daí surgiram outros conceitos de piscinas, cada um com as suas vantagens e desvantagens, mas nada superou o impacto (e a surpresa) do primeiro vídeo da KS Wave Co…
Comentários