Começou ontem, depois de um “lay day”, um dos campeonatos mais importantes do ano na ASP, fora das graduações WCT e Prime. O Los Cabos Open of Surf, WQS de 6 estrelas, está a ser realizado no México e é uma prova essencial para os surfistas que procuram competir nos eventos Prime que estão para acontecer.
Portugal está representado por quatro surfistas, Zé Ferreira, Nicolau Von Rupp, Frederico Morais e Marlon Lipke. Os dois primeiros já competiram no primeiro round mas apenas Zé Ferreira conseguiu avançar. Zé tinha um heat muito difícil contra Gony Zubizarreta, Jerome Forrest e Nathan Carvalho mas abriu com uma nota de 7.5 e dominou o heat até ao fim. As direitas de meio metro e sets ligeiramente maiores proporcionavam boas secções para manobras fortes mas obrigavam muitos surfistas a disputar as ondas muito atrás do pico, limitando os seus scores. Ferreira acabou o heat a fazer um back up de três pontos levando assim a vitória à frente do segundo classificado, Gony!
Nicolau Von Rupp também começou o heat na liderança mas acabou por “cair” ao longo da bateria. O luso-germânico lutou bastante para voltar a um lugar de qualificação mas este não era o seu dia e perdeu.
Esta prova teve uma presença massiva de surfistas havaianos que aproveitaram a proximidade relativa deste campeonato para fazer alguns pontos e assim ter acesso aos eventos do VANS Triple Crown of Surfing. No entanto, poucos foram os que se conseguiram destacar nestas ondas, abrindo assim o caminho para outros mais habituados a estas condições.
Os portugueses Frederico Morais e Marlon Lipke ainda aguardam pelos seus heats. Frederico vai competir no heat 23 desta fase contra Jeremy Johnston, Billy Kemper e Vicente Romero, enquanto que Marlon só entra na fase seguinte, no heat 17, contra Granger Larsen, Cooper Chapman e Matt-Lewis Hewitt. Também definido ficou o próximo heat de Zé Ferreira que será o 6º da segunda fase contra Jean Da Silva, Jack Freestone e Davey Cathels.
Não deixes de acompanhar tudo em directo AQUI dentro de horas!
Comentários