Chegou ao fim mais uma etapa do circuito QS, o Quiksilver & Roxy Open, uma prova com portugueses nas finais.

Na categoria feminina apenas duas surfistas representaram Portugal no Roxy Open, prova que oferecia 1.000 pontos no ranking de qualificação. Francisca Veselko surfou bem e terminou em 13º lugar, mas a recém sagrada campeã nacional, Yolanda Hopkins, continuou a avançar. Logo que a prova de Ílhavo terminou, Hopkins seguiu para Inglaterra e aproveitou a confiança do seu título para continuar a fazer grandes resultados.

No dia final de prova Yolanda despachou Melania Suarez Diaz nos quartos de final man-on-man e Ella Williams nas meias, para avançar para a segunda final QS da sua vida. Do outro lado da grelha vinha uma jovem surfista que tem conseguido grandes resultados pela Europa, Rachel Presti, que tinha eliminado Ellie Turner nas meias finais. Na final Yolanda Hopkins foi claramente superior a Presti, descartando notas mais altas que as melhores de Rachel, vencendo por quase 4 pontos de vantagem. Esta foi a primeira vitória da carreira desta surfista, e a segunda de sempre de uma surfista portuguesa no circuito QS.

Na categoria masculina ainda havia três surfistas portugueses em prova neste dia. Eduardo Fernandes e Pedro Henrique venceram as suas baterias do round de 16 com alguma facilidade enquanto que Pedro Coelho era eliminado por Daiki Tanaka e Cristian Portelli, terminando a prova em 9º lugar.

Nos quartos de final Eduardo venceu novamente, eliminando um dos “carrascos” de Coelho, Cristian Portelli, enquanto que Pedro Henrique batia Luke Dillon, que fez uma interferência. Infelizmente Fernandes era derrotado por Leon Glatzer na primeira meia-final, mas “Pedrinho” não deixou passar a sua oportunidade para fazer a sua primeira final ao desde 2017 ao derrotar a “estrelinha” francesa, Justin Becret.

Pedro Henrique surfou muito na final e esteve perto de fazer uma “dobradinha” lusa mas Glatzer foi mais feliz no final da bateria, virando o resultado a seu favor e vencendo assim a sua prova QS da sua carreira. Mesmo assim pode-se dizer que foi um bom campeonato para os portugueses, em especial para Yolanda Hopkins, Pedro Henrique e Eduardo Fernandes, que mostraram estar prontos para conseguir grandes resultados.

O circuito segue agora para França, onde se realiza o Caraibos Lacanau Pro, prova QS masculino e feminino de 1.500 pontos.

Comentários

2 comentários a “Yolanda Hopkins vence o Roxy Open”

  1. Sam diz:

    Bom momento para apoiar a Yolanda, porque participar no QS não é grátis, e ela precisa e merece o apoio de todos. https://www.gofundme.com/f/yolanda-hopkins-qs-budget