O terceiro dia da primeira prova de surf nos Jogos Olímpicos começou com condições típicas de tempestade nesta parte do mundo, com ondas a rondar o metro e meio com sets maiores e um fortíssimo vento off-shore.

Primeiro na água esteve a prova masculina que começou com um confronto entre dois surfistas que cresceram na Califórnia, Kolohe Andino, que representava a selecção dos EUA e Kanoa Igarashi, que surfa pelo Japão. Igarashi claramente estava mais “in tune” com o mar, arrancando notas fortes cedo, para dominar o confronto e expulsar o último norte-americano da categoria masculina. Depois foi a vez de Gabriel Medina mostrar o que se podia fazer nestas condições, colocando muita pressão em Michel Bourez com a quantidade de ondas que estava a surfar. Uma direita com três manobras e um aéreo de backside um pouco depois deixaram o tahitiano a precisar de uma nota alta, algo que Michel ainda tentou fazer com um tubo muito fundo. Infelizmente os critérios não estavam a valorizar os tubos e, mesmo assim, seria pouco, e tarde.

Depois de ver a prestação de Medina, Ítalo Ferreira fez questão de aumentar a fasquia no heat seguinte, pontuando 9.73 num aéreo ainda mais abusado tão cedo no heat que o seu adversário, Hiroto Ohhara, ainda nem tinha chegado ao outside. O seed número 1 do evento, já que as primeiras vagas surgiram do ranking da WSL de 2019, dominou o heat por completo, colocando-se muito perto de uma medalha olímpica. No último heat da fase Owen Wright derrotou o peruano Lucca Mesinas, garantindo assim domínio para os surfistas do CT nas meias finais.

A prova feminina arrancou com o confronto entre a única portuguesa ainda em prova, Yolanda Hopkins, e a sul africana Bianca Buitendag. Depois derrotar a número 2 do mundo na bateria anterior, Yolanda surgia como séria candidata a uma medalha mas foi Bianca a primeira a escolher ondas com algumas secções manobráveis. A meio do heat Hopkins precisava de uma nota abaixo dos 6 pontos mas, infelizmente, não apareceu mais qualquer onda com potencial e foi eliminada, mesmo assim terminando num histórico 5º lugar, uma posição de que se pode orgulhar muito.

Comentários

Os comentários estão fechados.