Foi um longo dia, o primeiro do Pro Junior de Sopelana. Isso porque, com as ondas a escassear, a organização fez heats em simultâneo em dois bancos diferentes e ao fim do dia restavam apenas 16 surfistas em prova.
Muitos dos portugueses em prova mostraram muito bom surf, apesar de apenas dois se terem qualificado para o segundo dia. João Kopke voltou à competição depois de uma longa ausência causada por uma lesão e começou bem. Logo no seu primeiro heat mostrou que já está novamente com o surf no pé mas na segunda fase acabou eliminado por Tomás Fernandes e Guilherme Fonseca.
Outro que surpreendeu foi o pequeno surfista dos Açores, Jacome Ferreira, que passou duas fases perdendo só no round 3, no mesmo heat que Tomás Fernandes, para Frederico Morais e Mateia Hiquily. Também Pedro Boonman, Pedro Coelho, Guilherme Fonseca e Francisco Alves ficaram por aqui.
Nos oitavos de final estavam presentes Vasco Ribeiro, Miguel Blanco, Diogo Appleton, Frederico Morais e Zé Ferreira, mas surpreendentemente apenas os últimos dois avançaram para a fase seguinte. Vasco Ribeiro, o líder do ranking, foi a mais inesperada eliminação do dia. Depois de um bom heat na fase anterior o surfista da Poça ocupava um segundo lugar, pouco sólido, nos oitavos e Luke Dillon acabou por o eliminar na sua última onda.
Zé Ferreira fez o mesmo no seu heat, passando de terceiro para primeiro na sua última onda. Frederico Morais venceu mais um heat mostrando que não está para brincadeiras este ano. Nota positiva também para o inglês residente em Portugal, Luis Eyre, que ocupa o 9º lugar do ranking actual e também se qualificou para os quartos de final!
Heats dos quartos de final:
Heat 1
Natxo Gonzalez
Nelson Cloarec
Vicente Romero
Luke Dillon
Heat 2
Ugo Robin
Ramzi Boukhiam
Mignot Diego
Imanol Yeregi
Heat 3
Frederico Morais
Mihimana Braye
Mateia Hiquily
Luis Eyre
Heat 4
Zé Ferreira
Borja Agote
Ander Mendiguren
Gaspard Larsonneur
Comentários