Começou esta amanhã o WQS de seis estrelas onde estava uma forte armada lusa mas, infelizmente, neste primeiro dia de competição do San Miguel Pro Zarautz, apenas Vasco Ribeiro e o luso-germânico Marlon Lipke resistiram às forças estrangeiras.

O dia começou mal em todos os sentidos, desde as ondas pequenas e mal formadas até à primeira baixa portuguesa logo no terceiro heat da manhã. O júnior Francisco Alves não conseguiu combater o brasileiro Alexandre Chacon e o australiano Soli Bailey, um dos mais novos valores da nova geração australiana e que, acredita em nós, não faltará muito para começar a ser falado nos quatro cantos do mundo. Também o americano Eric Geiselman foi vítimas dos dois carrascos de Alves mas ainda conseguiu fazer o suficiente para ficar à frente do português.

Já com o mar a dar um bom toque no que ao tamanho, consistência e formação das ondas diz respeito, entrava mais um português na água, Justin Mujica. Justin parecia dominar o heat até que Caio Ibelli disparou deixando para trás todos os restantes, e o francês da Ilha Reunião decidiu “acordar” e fazer o suficiente para deixar Mujica em terceiro.

No heat 6 dois portugueses, Zé Ferreira e Eduardo “Edu” Fernandes, e, infelizmente mais duas baixas. Tudo indicava que pelo menos Zé Ferreira iria garantir um lugar no round seguinte mas as duas últimas ondas do americano Cory Arrambide, apesar de medianas, foram um pouco mais fortes que as duas melhores de Zé Ferreira, acabando o português do Guincho em terceiro, e Edu em quarto.

O pesadelo nacional iria continuar no heat 8. Desta vez foi Filipe Jervis quem perdeu por pouco num heat dominado por dois australianos, Garret Parkes (1º) e Teale Vanner (2º). A vida do WQS não é fácil para nenhum surfista e tanto Jervis como a restante armada não podem nem devem desmotivar pois as derrotas fazem tão parte de quem quer seguir a carreira de surfista profissional como as vitórias.

Depois de uns bons heats sem nenhuma presença portuguesa, foi a vez dos “duplas-nacionalidades” residentes em Portugal. No heat 12, Luis Eyre juntava-se à restante armada portuguesa que já fazia as malas de regresso mas, no heat seguinte, a primeira vitória… Marlon Lipke, ex-WCTista, passava imperialmente o seu heat como que a vingar-se de todas as baixas portuguesas até ao momento.

Durante este primeiro dia, ainda teríamos mais um grande motivo para festejar pois o júnior Vasco Ribeiro quis confirmar-se como a primeira presença 100% nacional no round seguinte, e fê-lo facilmente, apesar de ficar em segundo no heat. Com a qualificação de Ribeiro, terminava também este primeiro dia de competição do San Miguel Pro Zarautz.

A “contabilidade” final não foi a melhor mas ainda no round 1 estão mais valores portugueses e que certamente irão equilibrar a balança quando este WQS de 6 estrelas recomeçar amanhã, quarta-feira, pela manhã.

Os restantes heats onde estão portugueses são os seguintes:

Heat 19: Luel Felipe x Manuel Selman x Jatyr Berasaluce x João Guedes

Heat 20: Richard Christie x Cheyne Wills x Lucas Santamaria x Roberston Gonçalves

Heat 21: Beyrick De Vries x Frederico Morais x Ethan Eguguren x Jules Thomet

Não te esqueças que podes acompanhar tudo ao vivo aqui!

Comentários

Os comentários estão fechados.