O sétimo dia de prova foi o dia em que os competidores portugueses voltaram à água no Oakley World Pro Junior Championship. As ondas estavam mais uma vez perfeitas em Keramas e só não se pode dizer que este foi um dia épico de competição porque os sets continuaram a entrar com pouca regularidade.

Vasco Ribeiro foi o primeiro dos dois a entrar, no heat 6, com o badalado aussie Cooper Chapman. Foi um heat muito equilibrado, a primeira onda do australiano foi bem aproveitada com um floater, uma batida forte e snap lay back. Vasco respondeu com alguns carvings numa onda que não abriu tanto e a diferença de scores entre estas ondas acabaria por fazer a diferença a favor de Chapman no fim. Na sua segunda onda boa o português encaixou duas manobras fortes no início mas caiu na terceira e perdeu a hipótese de aumentar o seu score. No entanto, a segunda melhor nota de Cooper Chapman, em que deu uma batida e um reenty, parece ter sido um pouco “overscored” e assim acabou a campanha júnior do surfista da Poça em 2012, com um 17º lugar.

Umas horas mais tarde seria a vez de Frederico Morais mostrar e que vale, algo que fez logo no início do heat. Em condições menos perfeitas que os heats iniciais, “Kikas” meteu algumas combinações de carvings fortes e batidas para começar com 9 pontos, uma pontuação que o seu adversário, Kaito Ohashi, não conseguiria alcançar com a soma das suas duas melhores ondas. Não satisfeito Morais ainda substituiu uma nota de 7.1 por uma de 7.9 no fim do heat, mostrando que é um sério “contender” ao título.

Outro grande destaque do dia foi a manobra do surfista da Costa Rica, Carlos Munoz. “Carlitos”, que estava a surfar com uma prancha SuperBrand shapeada pelo português Nuno Matta contra o espanhol (brasileiro) Vicente Romero, arriscou numa boa onda e deu um grab rail reverse à lá Jeremy Flores/Andy Irons/Josh Kerr. Foi a manobra do dia e mesmo não tendo acertado um air reverse que deu a seguir recebeu a nota de 8 pontos e venceu o heat.

A nível de eliminações surpreendentes há o caso de Wade Carmichael que eliminou o conhecido brasileiro Peterson Crisanto. Wade, mesmo sem patrocínios,  anda a “limpar” tudo o que é eventos para juniores e não poupou este fortíssimo candidato. Maxime Huscenot, Jack Robinson, Ryan Callinan e Matt Banting foram outros perdedores em heats muito equilibrados.

O Oakley World Pro Junior Championship deve voltar amanhã (esta noite em Portugal) por isso fica atento a tudo o que vai acontecer neste link!

Heats do round 4
HEAT 1: Ezekiel Lau (HAW) vs. Carlos Munoz (CRI)
HEAT 2: Evan Thompson (USA) vs. Wade Carmichael (AUS)
HEAT 3: Caue Wood (BRA) vs. Cooper Chapman (AUS)
HEAT 4: Andrew Doheny (USA) vs. Keanu Asing (HAW)
HEAT 5: Jack Freestone (AUS) vs. Arashi Kato (JPN)
HEAT 6: Kalani David (HAW) vs. Connor Coffin (USA)
HEAT 7: Italo Ferreira (BRA) vs. Frederico Morais (PRT)
HEAT 8: Ramzi Boukhiam (MAR) vs. Thomas Woods (AUS)

Comentários

Os comentários estão fechados.