O swell mais uma vez deu à costa em Sunset, mas com condições bastante atípicas. As ondas chegavam aos três metros e estavam a proporcionar mais secções manobráveis do que é normal naquela onda. Muitos dos competidores conseguiam trazer as ondas mesmo até à areia, algo que não é muito vulgar ali.
A primeira surpresa do dia foi a eliminação dos membros do WCT, Bede Durbidge e Kolohe Andino, face a Jamie O’Brien e Chris Ward. Muitos dos competidores neste dia de prova optaram por usar pranchas grandes, entre 6’8″ e 7′2″ ou mais, mas Kelly Slater tinha outro “approach” em mente. O 11x campeão do mundo surfou de 5’10″ fazendo curvas diferentes de todos os outros. Em alguns momentos via-se claramente “falta de prancha” mas sempre que a secção o permitia Slater fazia o seu surf performance típico para garantir a maior média do dia, até aí.
John John Florence não mudou muito o seu equipamento face à performance de KS, e nem por isso fez uma média pior. Em segundo lugar no seu heat ficou Billy Kemper, que encaixou uns snaps fortíssimos para receber uma nota 10. Florence por sua vez encaixou uns snaps estilosos e fortes reentries para marcar a (nova) melhor média do dia.
Uns heats mais tarde entrava Tiago Pires na água. Depois de algumas baterias cheias de ondas, este heat 12 teve poucos ou nenhuns sets a entrar e isso em nada ajudou a campanha do português. Os seus adversários CJ Hobgood e Ricardo dos Santos começaram a pontuar cedo e a meio do heat Saca já precisava de uma onda sólida para avançar. As oportunidades não surgiram e acabou eliminado.
Esta derrota prematura poderá pôr em causa a sua permanência no circuito, pois agora fica a aguardar os resultados dos seus adversários. No entanto, muitos deles já foram eliminados, reduzindo o perigo para Tiago Pires. Dos 15 que precisavam de “pequenos milagres” apenas Kieren Perrow, Nate Yeomans, Adam Melling e Tanner Gudauskas estão em prova. Já Brett Simpson garantiu, ao passar para o round de 32, que acabava à frente de Pires. Isso porque, mesmo se perder logo a seguir, fica com uma pontuação mínima de 15.830 pontos contra os 15.820 de Tiago. Isso quer dizer que os últimos dias de prova vão ser intensos para o melhor português de sempre, que neste momento tem de esperar para ver o que os seus adversários vão fazer.
Acompanha tudo em directo AQUI a partir das 17:30!
Comentários