Começou ontem, em ondas épicas, o Billabong Pipemasters,última etapa do WCT de 2012 e que, como podes relembrar aqui, irá definir o campeão do mundo deste ano, naquele que promete ser um final de ano inesquecível.Muito há para contar sobre este primeiro dia mas, para todos os portugueses, sem dúvida nenhuma que o mais importante heat do dia seria o terceiro, aquele que defrontava o único português na elite do surf mundial, Tiago Pires, frente ao havaiano especialista em Pipeline, Kalani Chapman.

A usar o sistema de heats sobrepostos, Pires e Chapman entraram na água para dividir o pico durante 20 minutos com Kolohe Andino e Tyler Newton. Estes dois tinha prioridade na escolha de ondas sobre o português e o seu opositor, mas se alguma bomba escapasse tanto Pires como Chapman poderiam apanhá-la. O ideal neste tipo de heat é, obviamente, tentar construir um score sólido nesses primeiros 20 minutos sem prioridade. Chapman conseguiu fazê-lo, Pires deixou os portugueses a desejar uma melhor segunda metade de heat.

Tiago ainda abriu o heat, numa altura em que o mar não entrava com a força e tamanho que se viu durante o desenrolar do dia, com um pequeno tubo para Backdoor e que, apesar de ser uma nota baixa, na casa dos três pontos, deixava Portugal com esperança que o Tigre Português estivesse no caminho certo.

Infelizmente, a partir daí, todas as bombas que entraram do tiveram um dono apenas, Chapman. Dava para perceber como o havaiano conhece a bancada de Pipeline pois sempre que arrancava garantia um bom tubo e consequentement um bom score. Meteu um 8.50 e um 7.33 como melhores notas, descartou uma onda de sete pontos e uma de seis, e deixou o português a precisar de combinação.

Faltavam cinco minutos para o final do heat e Tiago Pires tinha prioridade. Em Pipeline, cinco minutos é mais do que tempo para fazer duas e talvez até três ondas excelentes, que o diga Chapman que em fez um 8.50 e um 7.07 nesse tempo, por isso Tiago teria de esperar uma boa para garantir um bom score. Mas não o fez… Arrancou para Backdoor numa onda que rapidamente fechou e perdeu a prioridade.

De referir que durante essa manhã (e o restante dia) o potencial de score estava para Pipeline. Como o próprio Shane Dorian disse, “para 15 boas ondas em Pipe existe uma boa para Backdoor num dia como o de hoje.”. Esse erro poderá não ter ajudado o português que, infelizmente, acabou por nunca sair da combinação. Como sempre, nunca é de mais dizer que estar cá fora a opinar é sempre muito fácil.

E agora? O que precisa o único português na elite do surf mundial para lá permanecer em 2013?

Se até ontem tudo dependia do Tiago Pires, depois de perder já nada dependia dele mas de outros…

Patrick Gudauskas, o primeiro surfista atrás de Tiago no ranking unificado, poderia tirar o português da elite mas uns heats mais tarde perdia para Shane Dorian. William Cardoso não entrou em Pipeline, Raoni Monteiro lesionou-se à última da hora saindo da folha de heats e sobra um nome em jogo, Heitor Alves.

Heitor irá defrontar no último heat do round 2 o Pipemaster de 2011, Kierren Perrow. Felizmente para Tiago, Perrow é um especialista em tubos e, em condições como Pipe, sem dúvida um dos mais perigosos nomes. Dizer que este é um heat onde a probabilidade de Perrow perder é baixa é uma verdade mas nunca se pode descartar um brasileiro com uma gigantesca raça que ainda mais sobressai em tempo de necessidade.

Caso Heitor Alves passe para o terceiro round, Tiago ainda não estará fora pois os pontos que Heitor ganha caso perca no round 3 não são suficientes para passar o português. Se Heitor passar para round 4 então irá para o round sem eliminação. Independentemente de passar directo para o round 6 (quartos de final) ou para o round 5, os pontos que amealhará em qualquer um dos casos serão mais do que suficientes para passar Tiago Pires.

Resumindo, para Tiago Pires se manter qualificado para o WCT de 2013, Heitor Alves NÃO pode passar nem o round 2 nem o round 3, ou seja, o brasileiro tens dois heats importantíssimos pela frente.

Tudo aponta que hoje o Billabong Pipemasters recomeçará hoje, pelo que por volta das 17:30 portuguesas podes ligar o FUEL TV para ver tudo em directo, ou carregar neste link. Já sabes que o heat a ver é o de Heitor Alves x Kierren Perrow!

Também se espera que se realize o round 3 pelo que também poderá já haver novidades no campo do título mundial!

Comentários

Um comentário a “Tiago Pires eliminado mas ainda poderá estar no WCT em 2013”

  1. Joao F. diz:

    Se Yadin Nicol chega à final ultrapassa o Tiago…E o Nicol dá-se bem em ondas buraco. Esperemos que não.