Foi na prova QS de 2021 que Teresa Bonvalot “desbloqueou” e conquistou a sua primeira vitória, a primeira de muitas. Em 2021 a surfista de Cascais voltava ao local onde venceu também pela primeira vez no circuito Pro Junior, agora com três vitórias, a caminho da quarta.

O dia não começou bem para a “Armada Lusa”, que viu 5 dos 6 representantes nacionais a serem eliminados logo no round de 32 surfistas. Afonso Antunes e Pedro Henrique perderam para duplas de franceses, ficando a precisar de notas baixas, mesmo assim derrotando alguns nomes fortes como Charly Martin e Timothee Bisso respectivamente.

Vasco Ribeiro passou o seu heat a correr atrás de ondas com mais potencial, acabando um pouco atrás da média do heat e cometendo uma interferência nos segundos finais a Samuel Igo, que passou em segundo, enquanto que Adur Amatriain venceu. Joaquim Chaves também foi eliminado num heat que teve um vencedor surpreendente, Ian Fontaine, que até um tubo fez, enquanto que Marco Mignot foi segundo e Kauli Vaast terceiro. Também Guilherme Fonseca caiu nesta fase, ficando em quarto atrás de Vicente Romero, Ramzi Boukhiam e Tiago Carrique. Felizmente Luís Perloiro estava inspirado e evitou a razia total dos portugueses na categoria masculina, passando em segundo lugar atrás de Leon Glatzer, eliminando Luke Dillon e Justin Becret. Perloiro acabaria eliminado na fase seguinte por muito pouco, terminando mesmo assim num sólido 9º lugar.

À final chegaram dois ex-campeões mundiais júnior, o brasileiro Lucas Silveira e o francês da Ilha Reunião, Maxime Huscenot. Foi o francês quem levou a melhor, conquistando assim mais uma vitória, o que lhe deu a liderança do circuito europeu.

Já a categoria feminina foi muito mais “feliz” para as surfistas nacionais. Teresa Bonvalot compete com a basca Ariane Ochoa desde os seus tempos de júnior e, neste dia, aumentou ainda mais a sua estatística de vitórias sob esta surfista, vencendo por larga vantagem. No heat seguinte Yolanda Hopkins impôs uma combinação a Mafalda Lopes ao fim de poucos minutos, mas a surfista local respondeu bem, com uma onda de 9 pontos com uma manobra apenas. Na onda seguinte Mafalda fez uma rasgada e um reentry muito forte, mas não seguiu na manobra e acabou por ser eliminada. Francisca Veselko era a favorita para vencer o último heat da fase mas, mesmo tendo feito a melhor onda do heat, foi traída pela consistência de Maud le Car, que seguiu para as meias finais.

Teresa Bonvalot estava “on a roll”, vinda de uma vitória em Israel para pontuar forte cedo no heat e deixar Yolanda Hopkins a precisar de uma nota de 9.66 pontos. A final, contra Maud le Car, não foi propriamente um heat fácil para Teresa, que abriu com uma nota de 7.17 pontos mas deu por si em segundo lugar durante grande parte do heat. Depois de uma longa espera por uma onda com potencial, Bonvalot virou o heat com um snap de backside, melhorando ainda a sua posição com uma incrível batida de backside. Alguns minutos mais tarde Teresa Bonvalot saía vitoriosa da água, conquistando assim mais uma vitória e acabando o circuito com 100% de sucesso, 3 vitórias nos três resultados que contam para o ranking Europeu.

O circuito segue agora para Santa Cruz, onde se disputa o Estrella Galicia Pro Santa Cruz, QS masculino de 3.000 pontos que se realiza entre 12 e 16 de Abril.

Comentários

Os comentários estão fechados.