Mais uma vez o EDP Vissla Pro Ericeira começou cedo com os heats que restavam do round 1 masculino, passando depois para a prova feminina.

As ondas pouco passavam do meio metro mas apresentavam boa formação e pouco (ou nenhum) vento, o que proporcionou muito bom surf praticamente de ponta a ponta.

Ao fim de poucos heats assistiu-se à estreia de Guilherme Ribeiro neste circuito, uma prestação sólida mas que, no fim, foi insuficiente para avançar. Gui esteve em segundo lugar bastante tempo, atrás do eventual vencedor do heat, Leonardo Fioravanti, disputando a qualificação inicialmente com o sul africano Shane Sykes. No fim foi o pequeno basco, Adur Amatriain, que foi mais selectivo nas suas ondas, quem garantiu o segundo lugar, com Sykes em terceiro e Ribeiro em quarto.

De seguida, mais uma estreia, a de Gabriela Dinis no primeiro heat da prova feminina. Gabi tinha como adversárias três nomes de peso, Betttylou Sakura Johnson, Phillipa Anderson e Arena Vargas, o que exigia o seu melhor surf para lhes conseguir fazer frente. Infelizmente foi um heat de poucas ondas, onde simplesmente não se conseguiu impor, acabando em quarto lugar.

Depois das derrotas de Morais, Antunes, Ribeiro e Dinis, ficou com Teresa Bonvalot a responsabilidade de levantar o moral dos portugueses, e foi isso que fez. Apesar de se ter lesionado durante o ISA World Surfing Games, Teresa mostrou-se 100% recuperada e em grande forma neste heat, liderando de ponta a ponta. O seu backside estava no ponto, encaixando fortes batidas, snaps e cutbacks, passando de manobra para manobra praticamente sem bater a prancha. As suas adversárias, Paige Hareb e Sophia Medina colocaram muita pressão, enquanto que Freya Prumm se mostrou um pouco mais desencontrada. Tanto Hareb como Medina fizeram bom surf mas as duas melhores notas do heat ficaram com Bonvalot, que provou ser uma das grandes favoritas às fases finais desta prova.

Depois foi a vez de Carolina Mendes defrontar Luana Silva, Dimity Stoyle e Zoe Stein. Luana e Dimity começaram bem, com notas de 6.83 e 7 pontos, deixando Carol a correr atrás de notas altas. No fim Mendes fez as suas melhores ondas, ficando ao alcance de uma vaga na fase seguinte mas foi pouco, e tarde, sendo assim eliminada.

Por sua vez Mafalda Lopes tinha no seu heat a líder do ranking, Caitlin Simmers, a wildcard local, Carina Duarte, e a australiana Holly Williams. Simmers e Lopes começaram com notas semelhantes e estiveram taco a taco ao longo de grande parte do heat mas, a meio do confronto Simmers passou para a frente. No final foi Carina quem chegou a ameaçar o segundo lugar, mas a situação não mudou e Lopes avançou para a fase seguinte.

Outros destaques deste dia vão para surfistas como Sarah Baum, Bronte Macauley e Keala Tomoda-Bannert, que fizeram algumas das melhores médias da fase. Já Francisca Veselko e Yolanda Hopkins terão que esperar mais um dia para se estrearem neste campeonato pois a prova parou no 12º heat do round 1.

Acompanha o próximo dia de prova em directo AQUI!

Heats com surfistas portugueses
Round 1
Heat 14  | Alyssa Spencer x Leilani McGonagle x Francisca Veselko x Maud Le Car
Heat 16  | Macy Callaghan x Yolanda Hopkins x Brianna Cope x Janire Etxebarri
Round 2
Heat 3 | Teresa Bonvalot x Luana Silva x Chelsea Tuach x Mafalda Lopes

Comentários

Os comentários estão fechados.