Vinte cinco anos depois da sua última visita a G-Land, o Championship Tour estava de volta à selva de Java, Indonésia, para uma das provas mais esperadas dos últimos anos.

E a verdade é que as ondas estavam bastante perfeitas, mas pecavam um pouco pela falta de tamanho e consistência. O grande tema deste primeiro dia foi o facto de John John Florence ter aparecido de joelheira, e pelo aspecto da “geringonça”, parecia ser algo bastante grave. De facto nos primeiros minutos do seu heat, Florence parecia perdido no line up enquanto que o regressado Yago Dora, capitalizava com alguns tubos e snaps e Kolohe Andino também se manteve activo, mas sem grandes pontuações. Até que John John fez um tubo e seguiu-o com um floater, apercebendo-se que o seu joelho não estava assim tão mau e a partir daí mostrou que sabe e venceu a bateria.

Muita expectativa esteve também perante a performance de Gabriel Medina depois do seu semestre sabático e, mesmo ficando com uma nota baixa a contar nas suas duas melhores, fez uma das melhores ondas do dia, com um longo tubo para receber 8.07 pontos e vencer com uma margem sólida sobre Samuel Pupo e Callum Robson.

Mas o melhor surfista do dia foi mesmo Ítalo Ferreira, que se mostrou em casa, percorrendo longas distâncias ao longo do reef, fazendo bons tubos, fortes carves e finalizações em cima de secções quase expostas da bancada.

Já o líder do ranking, Filipe Toledo, apostou muito nas manobras e pouco nos tubos e foi superado pelo wildcard Rio Waida e pelo local de Santa Cruz, Nat Young. O único surfista que “sobra” dos tempos em que G-Land fazia parte do tour, Kelly Slater, “tropeçou” perante Jack Robinson e também caiu para o round 2.

Contas feitas, o dia de prova foi excelente, mas não fora de série, como se esperava. No entanto, dias melhores poderão estar pela frente. Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.