Com a subida do mar a ASP não hesitou em avançar com a prova no sexto dia do período de espera. As ondas quebravam com dois metros “plus” e boa formação, mas poucos tubos.

Este dia decorreu sem grandes surpresas, até ao quinto heat do round 3, quando Kolohe Andino bateu Julian Wilson. O “filho de Dino” parece mesmo ter encontrado o ritmo competitivo que lhe faltou nos últimos anos pois soube usar o seu repertório nos momentos certos e venceu mais um heat.

O grande momento do dia foi no heat seguinte, quando Matt “David” Wilkinson defrontou Kelly “Golias” Slater. A escolha de ondas de Wilko foi impecável mas o surf foi do melhor que já fez no tour. O seu backside lembrou “Occy” e assim conseguiu duas notas de 9 pontos e a vitória sobre o número 3 do tour. Slater até apanhou as ondas certas, mas fez alguns erros cruciais e ficou fora da disputa.

Logo de seguida Gabriel Medina também poderia ter sido vítima de um “underdog”, neste caso Aritz Aranburu, mas a sua primeira e última ondas garantiram-lhe uma vitória apertada. E nos últimos dois heats desta fase, mais dois enormes “upsets”. “On Paper” CJ Hobgood não teria qualquer hipotese contra Jordy Smith, que já venceu duas vezes em JBay e foi o melhor surfista do primeiro dia, mas o ex-campeão do mundo “trocou-lhe as voltas”. Hobgood apanhou muitas ondas e foi melhorando a sua posição enquanto que Smith foi mais selectivo. O tempo foi passando e o Sul Africano começou a ficar sem oportunidades, até que apareceu o único set bom do heat. Jordy estava a surfar a onda na perfeição até cair num snap no inside, recebendo assim 5,67 quando precisava de 6 pontos. Esse erro custou-lhe o heat pois não apareceu mais qualquer onda de consequência.

Depois foi a vez de Michel Bourez ser surpreendido por Alejo Muniz, o que irá prejudicar muito a sua disputa pelo título mundial. Michel ocupava a 2º posição no ranking nesta etapa mas, apesar de contar com duas vitórias e um 3º lugar, já tinha também dois resultados fracos, 25º e 13º lugares. Ao perder este heat o tahitiano garante pelo menos um 13º lugar nos seus melhores resultados, algo que poderá jogar contra ele nas contas finais.

Kieren Perrow declarou que as condições mantinham-se boas e o round 4 entrou na água. Joel Parkinson, Matt Wilkinson, Owen Wright e Alejo Muniz garantiram vagas nos quartos de final enquanto que todos os outros competidores ainda em prova vão ter de “lutar” no round para chegar ao round dos últimos 8 em prova.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.