O Surf City El Salvador ISA World Surfing Games, uma prova com grande relevância na disputa por vagas nos próximos Jogos Olímpicos, já esteve na água.
Algumas equipas carregaram os seus “pelotões” com os melhores surfistas da actualidade, como foi o caso do Brasil que trouxe o número 2 do mundo, João Chianca, e ainda Filipe Toledo, Gabriel Medina, Tatitana Weston-Webb, Luana Silva e Silvana Lima. Mas Portugal também está muito bem representado e a prova disso foi a performance do campeão nacional em título, Guilherme Ribeiro, que dominou um heat muito competitivo. O surfista da Caparica mostrou um surf de backside muito afiado, com destaque para a sua onda de 7.33, onde encaixou um forte snap e algumas batidas, deixando Jose Lopez em segundo e Fantin Habashi em terceiro.
Depois foi a vez de Frederico Morais encher o olho aos juízes, speakers e público, com um surf bem soltinho, dominando grande parte do heat. Perto do fim o venezuelano Keoni Lasa passou para a frente graças ao seu surf progressivo, mas isso não retirou nada da prestação do português, que passou em segundo de deixou Noah Storhaug em terceiro.
O surfista do dia foi claramente Gabriel Medina, que surfou bem soltinho para fazer a melhor média do round, enquanto que um surpreendente mexicano, Sebastián Hernández, ficou bem perto do 3x campeão mundial em termos de pontos. Outros destaques vão para nomes como John John Florence, o polaco Maksymilian Michalewski, Carlos Munoz e Alonso Correa, enquanto que Guilherme Fonseca terá que esperar mais um dia para fazer a sua estreia.
Na categoria feminina apenas Teresa Bonvalot competiu e foi mais do mesmo, uma prestação dominante de backside, mostrando que a sua vaga provisória nos Jogos Olímpicos está em boas mãos. O maior destaque da fase foi claramente Carissa Moore, que combinou as suas adversárias. Também se esperam excelentes prestações da parte de Francisca Veselko e Yolanda Hopkins quando a prova retomar.
Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!
Comentários