O segundo dia do Sumol Porto Pro começou com ondas superiores, em tamanho e qualidade, ao dia anterior. Sets a passarem ligeiramente meio metro e ausência quase total de vento foram as causas desta melhoria, e quando a prova começou, às 8.30 da manhã, viu-se de imediato muito bom surf.

As esquerdas foram a melhor opção durante esta manhã e a prova decorreu sem grandes revelações. Uma das poucas excepções foi a eliminação do local João Guedes, numa bateria muito disputada contra Zé Ferreira, Miguel Mouzinho e ainda Jácome Correia. Este heat reunia um surfista de cada uma das principais zonas de surf do país, Sul (Mouzinho), Centro (Ferreira), Norte (Guedes) e Ilhas/Açores (Correia) e apesar de se ver muito bom surf da parte dos quatro, foi o Sul e Centro que acabaram por dominar.

Também o “dono” de uma das melhoras ondas da etapa anterior, Luca Guichard, era eliminado nesta fase. Curiosamente seria o seu irmão, Joackim, quem faria a melhor onda do dia, uma esquerda cheia de manobras fortes, batidas e rasgadas, que lhe rendeu 8.75. Já Luca acabou por perder para Eduardo Fernandes e o jovem talento local João André.

Ainda nesta fase era eliminado um surfista que é sempre candidato à vitória, Nicolau Von Rupp. O seeding colocou-lhe como adversários Vasco Ribeiro e Joackim Guichard e ainda Pedro Pi numa fase em que a maré cheia começava a afectar as condições. Foi mais uma bateria muito equilibrada mas seriam Rupp e Pi a ficar de fora!

Logo de seguida arrancou a primeira fase da prova feminina onde o maior destaque foi, mais uma vez, Teresa Bonvalot.

Quando terminaram estes quartos de final a prova entrou on-hold por algumas horas. Depois de se adiar novamente o call por 30 minutos o director de prova convocou os competidores da fase seguinte para se decidir se queriam aguardar, ou não, pelo dia seguinte para arrancar com o round de 16. As ondas começavam a melhorar muito mas a perspectiva de ondas maiores para domingo era bastante boa. A decisão acabou por ser, por maioria não absoluta, começar de imediato e “despachar” essa fase.

Logo no primeiro heat Pedro Henrique mostrou que é, sem qualquer dúvida, mais um forte candidato à vitória em qualquer etapa. Pedro começou com uma direita, onde poucos tiveram sucesso ao longo do dia, e encheu-a de fortes batidas e snaps com uma leveza incrível e assim conseguiu 8,5 pontos, a segunda melhor nota do dia. Depois passou o resto do heat a apanhar esquerdas que enchia de rápidos e fluidos floaters, alguns carves, e quase sempre aéreos reverse para terminar. Ao fim de duas ondas os seus adversários estavam combinados, e passaram o resto do heat a disputar a outra vaga entre eles. Tomás Fernandes foi o mais forte e conseguiu o segundo lugar frente a João André e Edgar Nozes.

O heat seguinte podia ter sido muito equilibrado se Miguel Blanco, num momento de distracção, não tivesse cometido uma interferência a João Coelho. Miguel tinha acabado de marcar 8 pontos numa esquerda muito bem aproveitada mas Frederico Morais e Eduardo Fernandes já tinha uma série de notas fortes a contar nos seus sumatórios. Mas o erro de Blanco obrigou-o a perseguir outra nota de 8 pontos em vez de algo na casa dos 4 pontos, o que acabou por não acontecer.

O terceiro heat do round de 16 marcava o regresso de Justin Mujica aos quartos de final man-on-man, algo que não acontecia há algum tempo. Justin surfou uma longa direita bem mas foi numa esquerda que soltou bem o seu surf com alguns snaps e batidas, conseguindo assim o segundo lugar no heat. Zé Ferreira, era o grande destaque deste heat, vencendo disparado e deixando Francisco Alves em terceiro e quarto respectivamente.

Para terminar o dia Ruben Gonzalez mostrava a sua melhor forma dos últimos tempos. Este veterano da Liga venceu num heat em que Vasco Ribeiro teve de “suar” muito pelo seu segundo lugar. Já com as condições muito afectadas pelo vento Vasco teve de lutar muito para segurar essa posição já que Miguel Mouzinho e Filipe Jervis só precisavam de ondas na casa dos 5 e 6 pontos para o passar.

Assim terminou o dia de prova e começou a Malibu Sunset Party. O check in para o próximo dia de competição será pelas 8 horas da manhã, acompanha tudo em directo AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.