O Billabong Pipe Masters começou com um momento menos positivo para quem assistia ao evento a partir de Portugal, a derrota de Frederico Morais.
O nosso top do Championship Tour tinha uma das baterias mais difíceis do dia e, com as condições que estavam e por ainda estar a recuperar de uma lesão, esteve um pouco desenquadrado da realidade do confronto. As suas manobras até estavam “sharp” mas os seus adversários Jordy Smith e Kelly Slater, estavam mais preparados para as condições, conseguindo fazer tanto manobras fortes como tubos, sempre que a oportunidade surgia.
Mas, de uma forma geral, quase todos os heats foram semelhantes com uma quantidade grande de competidores em pouca sintonia com as condições. Um bom exemplo é o facto de um dos adversários de Morais na disputa pelo top22, Matt Wilkinson, ter vencido o seu heat, onde se encontrava inclusivamente um dos candidatos ao título, Filipe Toledo, com apenas 6.03 pontos. Também Yago Dora venceu com os seus aéreos reverse, mostrando que é também um adversário perigoso no que toca à qualificação para o tour de 2018. Para o round 2 caíram Joan Duro, Tomas Hermes e Connor O’Leary, todos eles nomes que estão de olho na vaga de Frederico Morais.
O próximo heat do português será novamente contra Connor O’Leary e é claramente uma bateria com muito em disputa. No ano passado os dois disputaram o rookie of the year e este ano é a permanência no tour que está no jogo. Kikas leva boa vantagem sobre Connor, que precisa de um 5º lugar para o superar, mas se não o bater nesta bateria poderá deixar espaço para o australiano fazer o seu “pequeno milagre”.
Os destaques do dia foram claramente Gabriel Medina que, mesmo sem fazer a melhor média mostrou o melhor surf, Ítalo Ferreira e Griffin Colapinto. Apesar de se ter assistido a alguns momentos bastante dramáticos, tudo ainda está em aberto tanto na disputa pelo título mundial como pelos lugares de qualificação.
Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!
Heats do round 2
Heat 1: Filipe Toledo x Benji Brand
Heat 2: Owen Wright x Seth Moniz
Heat 3: Wade Carmichael x Caio Ibelli
Heat 4: Kanoa Igarashi x Keanu Asing
Heat 5: Kolohe Andino x Miguel Pupo
Heat 6: Willian Cardoso x Kelly Slater
Heat 7: Adrian Buchan x Ryan Callinan
Heat 8: Jeremy Flores x Ian Gouveia
Heat 9: Ezekiel Lau x Jesse Mendes
Heat 10: Sebastian Zietz x Patrick Gudauskas
Heat 11: Frederico Morais x Connor O´Leary
Heat 12: Joan Duru x Tomas Hermes
Comentários