Falta apenas uma etapa para o fim do Championship Tour da WSL de 2018 e três surfistas mantêm hipóteses de ser campeões mundiais.
Fica a conhecer o historial de cada um no Billabong Pipe Masters:
Julian Wilson (actual 2º do ranking empatado com Toledo):
Não seria a primeira vez que um surfista chega a Pipe em 3º lugar no ranking e acaba por garantir o título já que, tão recentemente como em 2015, Adriano de Souza conseguiu esse feito. “Jules” conta com 7 participações em Pipeline é o único entre os 3 que já venceu. Quatro 13ºs, dois 5ºs e um 1º provam que tudo pode acontecer e que tem potencial de levar a etapa. Será suficiente?
Filipe Toledo (actual 2º do ranking empatado com Julian):
“Filipinho” já chegou a esta etapa nesta posição, em 2015, mas perdeu uma oportunidade de ouro de se sagrar campeão mundial graças a uma derrota no round 3. Em cinco etapas este brasileiro já fez dois 25ºs, um 13º, um 9º e um 5º. A sua evolução neste tipo de onda e o facto de já ter marcado uma nota 10 em Pipeline no passado deixam-no com algumas hipóteses, mas terá de fazer um campeonato perfeito e rezar para que Medina e Julian “sofram” cedo com os wildcards locais.
Gabriel Medina (actual 1º do ranking):
O campeão mundial de 2014 competiu em Pipe sete vezes e por duas ficou perto de vencer. Os seus resultados são dois 5ºs, um 9º, dois 13º, e dois 2ºs e há quem diga que o título já não é de Wilson ou Toledo para ganhar, mas sim de Medina para perder. “Gabby” tem a “faca e o queijo” na mão e muito dificilmente deixa a oportunidade escapar.
Cenários ma disputa pelo título:
– Se Gabriel Medina terminar em 1º ou 2º lugar no Billabong Pipe Masters vence o título mundial independentemente dos resultados de outros candidatos;
– Se Gabriel Medina terminar em 3º lugar Julian Wilson ou Filipe Toledo terão de vencer a prova para se sagrarem campeões mundiais;
– Se Gabriel Medina terminar entre a 5ª e a 25ª posições Julian Wilson e Filipe Toledo terão de chegar à final para garantir o título;
O Billabong Pipe Masters realiza-se entre 8 e 20 de Dezembro, em Pipeline, Oahu, Havai. Acompanha toda a acção em directo AQUI!
Heats do round 1
Heat 1: Jordy Smith, Frederico Morais, Kelly Slater
Heat 2: Owen Wright, Yago Dora, Miguel Pupo
Heat 3: Italo Ferreira, Joan Duru, Keanu Asing
Heat 4: Filipe Toledo, Matt Wilkinson, Caio Ibelli
Heat 5: Julian Wilson, Tomas Hermes, Wildcard
Heat 6: Gabriel Medina, Connor O’Leary, Wildcard
Heat 7: Wade Carmichael, Griffin Colapinto, John John Florence
Heat 8: Kanoa Igarashi, Sebastian Zietz, Michael February
Heat 9: Michel Bourez, Ezekiel Lau, Ian Gouveia
Heat 10: Conner Coffin, Jeremy Flores, Jesse Mendes
Heat 11: Kolohe Andino, Adrian Buchan, Joel Parkinson
Heat 12: Willian Cardoso, Michael Rodrigues, Patrick Gudauskas
Comentários