Como tem sido norma na última década por esta altura do ano, o Capítulo Perfeito powered by Billabong realizou-se novamente, regressando ao local da última edição, Carcavelos.
À chegada à praia era evidente que as condições do mar estavam muito boas, restava saber no entanto se iriam durar o dia todo e se os fundos deste beach break iriam proporcionar bons tubos ao longo das diferentes fases da maré. O primeiro a abrir as “hostilidades” foi o havaiano Clay Marzo, que navegou dentro de uma esquerda para fazer a que seria a melhor nota durante grande parte da bateria, 3 pontos, o que claramente deixava muita margem para o resto do dia. No heat seguinte Nicolau Von Rupp aumentou um pouco a fasquia com alguns bons tubos, mas foi Aritz Aranburu, no heat 3 desta primeira fase, quem mostrou que os juízes não estavam a ser conservadores, apenas estavam a deixar espaço para quem encontrasse tubos ainda melhores. O basco andou muito tempo dentro de uma esquerda, saindo quando já poucos acreditavam que fosse possível para receber uma justa nota de 9.5 pontos. Quem ficou perto de uma nota excelente, no heat seguinte, foi Pedro Boonman, que andou muito tempo dentro de uma esquerda pesada, mas acabou por não encontrar uma saída, passando, mesmo assim em segundo lugar atrás de um super competitivo Adriano de Souza.
O sempre “ingrato” round 2, a fase de repescagem, viu as primeiras eliminações, o “grom” Salvador Vala, o ex-top do CT Mikey February, e mais dois portugueses, João Moreira e Miguel Blanco.
As ondas não estavam fáceis de escolher no round 3, sendo bem visível que havia alguns “diamantes” no meio de muitos close outs. Nicolau Von Rupp que o diga, que na sua primeira onda apanhou o maior “diamante” do dia, facturando uma nota 10, mas como back up tinha apenas 1.3 pontos, o que foi suficiente para vencer a bateria, deixando João Mendonça em segundo e um vencedor da prova inaugural deste evento, em 2012, Tiago Pires. No heat anterior, o primeiro da fase, o evento perdeu um dos nomes mais “badalados” do evento, o “savant” dos tubos, Clay Marzo, que foi eliminado por Bruno Santos e William Aliotti. As condições foram ficando mais críticas à medida que a maré ia vazando, o que dificultou ainda mais a escolha de ondas. Artiz Aranburu também encontrou uma “pérola” e venceu o seu heat, deixando Pedro Boonman em segundo e eliminando Adrian Buchan. De seguida Adriano de Souza mostrou que a sua competitividade ainda está lá, passando com manobras em segundo lugar atrás de Pedro Calado, com Torrey Meister em terceiro.
A prova parou por algumas horas e regressou com o heat da nova geração. Logo nos primeiros minutos Matias Canhoto mostrou que as condições já estavam novamente muito boas, abrindo com um longo tubo para a esquerda. Ao longo do heat o surfista de Peniche mostrou que a experiência nos Supertubos tem equivalências em Carcavelos, fazendo mais um tubo incríveis para vencer o heat com uma média de 18 pontos.
De volta aos “veteranos”, os competidores do main event voltaram à água mas não conseguiram repetir o sucesso da nova geração. Nicolau Von Rupp, de olho na sua terceira vitória neste evento, venceu com uma média baixa, deixando Aliotti em segundo, João Mendonça em terceiro e Bruno Santos em quarto. O mesmo se pode dizer do heat seguinte, que qualificou para a final outro bicampeão deste evento, Artiz Aranburu, e o local Pedro Boonman, deixando Pedro Calado e Adriano de Souza eliminados.
Na final Pedro Boonman e William Aliotti foram os primeiros a fazer ondas, ambos tubos para a esquerda. A meio da bateria Nicolau Von Rupp, que já tinha uma onda de back up fez um bom tubo para a esquerda e passou para a liderança. Boonman e Aliotti fizeram algumas tentativas de voltar ao primeiro lugar, sem sucesso, terminando em 2º e 3º lugares respectivamente, com Artiz Aranburu em quarto lugar. Contas feitas, Nic é tricampeão do Capítulo Perfeito powered by Billabong, um feito que o posiciona como um dos melhores tube riders da actualidade. Além de vencer a prova, Nic “facturou” também o prémio de melhor onda, melhor atleta local e uma premiação especial por ter sido a sua terceira vitória no evento. Parabéns Nicolau!
Comentários