Como previsto, o Allianz Figueira Pro, realizado na Figueira da Foz, abriu a Liga MEO Surf de 2024 com ondas boas de meio metro, com sets ligeiramente maiores.

O round 1 foi uma fase onde se viu muito bom surf, mas poucas surpresas. Um pico de esquerdas e direitas proporcionou boas oportunidades, apesar de ter havido fases da maré em que as ondas estiveram mais escassas. Um dos destaques do dia foi um dos surfistas mais jovens do evento, Jaime Veselko, de 14 anos, que conseguiu superar um “gigante” deste circuito, Guilherme Ribeiro. Foi um heat muito inconsistente em termos de ondas, tendo a liderança alternado entre os dois, com o “grom” a acabar na frente no que acabou por ser o último heat antes de uma paragem de algumas horas para deixar a maré vazar. No fim da fase Diogo Martins também surpreendeu, batendo o “title contender” Afonso Antunes, ambos avançando para a fase seguinte.

O round 2, já realizado no segundo dia de prova, teve ondas maiores, direitas mais predominantes, e um vento off-shore bastante forte que dificultou ligeiramente a performance dos competidores. Foi uma fase em que a maior parte dos “suspeitos do costume” avançaram para o round de 16. O sexto heat desta fase foi claramente o destaque, sendo vencido por Guilherme Ribeiro, seguido de perto Luís Perloiro, enquanto que Francisco Almeida e Henrique Pyrrait fizeram médias que teriam sido suficientes para passar quase todos os heats desta fase, mas não este.

No round de 16 viu-se o que foi o claramente o melhor nível de surf da prova até aí. Logo no primeiro heat Guilherme Fonseca e João Roque Pinho “despacharam” o vice-campeão mundial de sub18, Francisco Ordonhas, e o campeão nacional em título, Joaquim Chaves. Na bateria seguinte Tiago Stock e o polaco Max Michalewski deixaram de fora João Maria Mendonça e Francisco Benjamim, Tomás Fernandes e Guilherme Ribeiro eliminaram Martim Paulino e Jaime Veselko, e, para terminar a fase, Luís Perloiro e Arran Strong superaram Afonso Antunes e Francisco Mittermeyer.

Na prova feminina, não se viu grandes surpresas no round 1, enquanto que no round 2 Maria Salgado surpreendeu ao superar Teresa Bonvalot, apesar de ambas terem avançado, enquanto que Francisca Veselko surfou acima da média, provando que é a clara favorita à vitória desta prova.

Acompanha a evolução desta prova em direto AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.