Decorreu este fim-de-semana de 23 e 24 de Outubro, em Ribeira d’Ilhas, o ERICEIRA JUNIORS, a Final do Campeonato Nacional de Surf Esperanças, na categoria Sub 18, apresentado pelo Ribeira d’Ilhas Surf & Restaurant Bar.
Num fim-de-semana marcado por ondas de boa qualidade, com cerca de metro no sábado e 0,5m no domingo, estiveram presentes 32 Atletas, que se apuraram através dos 6 Circuitos Regionais 2021, das vagas provenientes de 2020 e de Wildcards promovidos pela FPS. Houve no entanto, houve uma ausência que se fez notar – Afonso Antunes (ESC).
Quanto à competição, no sábado, tal como as previsões vinham anunciando, as condições ao longo do dia mantiveram-se bastante consistentes na mais conhecida praia da Reserva Mundial de Surf da Ericeira, com ondas de cerca de metro, tendo toda a competição decorrido de acordo com o planificado até ao round 4. Em grande destaque no primeiro dia estiveram o Francisco Queimado (ERICEIRASC), Martim Paulino (ASCC) que não se livrou de um susto ao cair para as repescagens logo na ronda inaugural, Joaquim Chaves (ESC), Martim Nunes (Lombos), Francisco Ordonhas (Lombos) ou José Maria Ribeiro (ERICEIRA SC) ou Francisco Mittermayer (Lombos) com a melhor onda (8,00 a par do Martim Paulino) e score (15,50) do primeiro dia.
No domingo, com margem de manobra para poder concluir a prova nas melhores condições de maré, mas com as ondas a diminuírem significativamente de tamanho, o primeiro heat do round 4 entrou para a água às 10h00. Para que o espetáculo fosse privilegiado, os heats passaram a ter duração de 25 minutos. Nesta caminhada para a final destacam-se entre outros, as eliminações neste round dos surfistas da “casa” João Crespo e Rodrigo Chaves (Campeão Nacional Surf Sub 16 em 2020) e na fase seguinte com a maré já a encher, Afonso Pinto, Salvador Costa e José Maria Ribeiro.
Com a prova a entrar na fase mais decisiva, depois de caírem favoritos como Joaquim Chaves (ASSCC) ou Francisco Queimado (ERICEIRASC), as meias-finais viram o Francisco Ordonhas (Lombos) a ser travado pelo Martim Nunes (Lombos) e o Francisco Mittermayer (Lombos) pelo Martim Paulino (ASCC) que assim ficaram num muito honroso 3º lugar final.
Na Final, comprovando que a onda de Ribeira d’Ilhas é talhada para o seu “surf”, o Martim Paulino levou de vencida o semi-finalista de 2020 Martim Nunes, que muito lutou durante toda a prova e assim se tornou um muito digno Vice-Campeão.
Já depois da entrega de prémios o Martim Paulino confessava “Aos 12 anos, prometi que ia ganhar o último ano de juniores e já este ano tinha dito isso mesmo à minha namorada, pelo que sabe bem realizar esse objetivo. Tive um ano difícil, nesta transição de júnior para sénior e sabe bem fechar este capítulo com o título nacional.” Não deixando de se referir a Ribeira d’Ilhas como uma das suas ondas predilectas “Adoro esta onda, já tive aqui o melhor heat da minha vida, com um 10 e um 9,5. O meu surf adapta-se muito bem a esta onda e finalmente aconteceu ganhar aqui um título.”
Para Miguel Barata de Almeida, Presidente do Ericeira Surf Clube “Num ano com as competições a regressarem gradualmente, as perspectivas que iria ser uma prova bastante exigente estiveram sempre presentes. Mesmo com a previsivel diminuição de ondulação para domingo, foi possível promover a prova no formato inicial, sem alterações, o que em muito benificia os Atletas. Quero agradecer a presença e empenho dos nossos 8 Atletas presentes. Pelo segundo ano consecutivo não tivemos nenhum Campeão Nacional nesta prova, mas sinto-me muito orgulhoso de todos eles. Mesmo quando demonstraram a sua frustração e desânimo, o que por si só indica o quanto trabalham na construção das suas carreiras. Estamos, e estaremos sempre cá por eles”.
Quem se estreou em actos oficiais, em provas de surfing, foi o Vereador da Câmara Municipal de Mafra, Pedro Carmo Silva, presente na entrega de prémios acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia da Ericeira, Filipe Abreu e Ricardo Ferreira, como representante do Ribeira d’Ilhas Surf & Restaurant Bar, o principal sponsor da prova.
Este evento foi organizado pelo Ericeira Surf Clube, Federação Portuguesa de Surf e Câmara Municipal de Mafra, tem como principais Sponsors o Ribeira d’Ilhas Surf & Restaurant Bar, Native Açaí, Billabong, Boardculture Store, Ericeira Surf & Skate, Semente, Busch, FCS, Dakine, Sooruz, Mica Surfboards, Wavegliders, Mothersurf , 58 Surf, Caixa de Crédito Agricola de Mafra, Drop Food e Fonte Viva. A Junta de Freguesia da Ericeira, IPDJ, Ericeira WSR e Ericeira WSC são os Parceiros Institucionais. Os Media Partners do evento são a Surf Total, MEO Beachcam, ONFIRE, Azul Ericeira Mag, Jornais o Carrilhão e O Ericeira, Mafra TV e a RCM.
Comentários
2 comentários a “Martim Paulino é o novo campeão nacional de sub18”
Bom dia. A notícia tem um erro, quem esteve na meia final com o Martim Nunes foi Francisco Ordonhas e não Daniel Nobrega.
Obrigado, foi assim que recebemos a comunicação mas vamos alterar…